WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Quais são os principais substratos para a hidroponia?

Alguns tipos de sistemas hidropônicos exigem a utilização de um substrato, que podem ser encontrados de vários tipos

Hidroponia - imagem ilustrativa

Historicamente, a hidroponia surgiu a partir do desejo de se cultivar plantas com mais eficiência e de geração de melhores resultados, sem a utilização da terra, opção popularizada há milhares de anos. Um dos motivos que levou a buscas por novas formas de cultivo é o problema causado por pragas e doenças, muitas originárias do próprio solo.

A autora do Livro AFE Manual Prático de Hidroponia, Herminia Emilia Prieto Martinez, explica que o cultivo hidropônico de plantas ganhou força ao longo dos anos por também garantir maior qualidade às plantas que são cultivadas nele, o que expandiu o mercado e possibilitou que a atividade se consolidasse em nosso país.

Ainda, destaca-se em relação ao cultivo sem solo a criação de um ambiente neutro, no qual as raízes estão limpas e arejadas, o que favorece o crescimento saudável das plantas. Porém, há uma visão difundida de que a hidroponia se refere somente à utilização de água, o que não corresponde à realidade: alguns tipos de hidroponia, sim, utilizam somente água; no entanto, outros requerem a utilização de algum substrato, em menor ou em maior quantidade.

A seguir, apresentamos como escolher o melhor substrato para a hidroponia e quais são os principais:

O que preciso saber para escolher o melhor substrato?

Há várias características que são desejáveis para que um substrato destinado ao cultivo hidropônico produza os resultados desejados pelo produtor. É necessário que ele seja neutro e não interfira no pH da solução nutritiva, que seja de fácil remoção, que não ofereça riscos à saúde ambiental, que permita aeração e drenagem e que possua capacidade de retenção de água ideal, dentre outros atributos.

Principais substratos para a hidroponia

Lã de rocha

O produto obtido a partir da fusão de basalto puro a temperaturas muito altas é o que se conhece como “lã de rocha”. É popular entre os hidroponicultores e possui propriedades que a classificam como um substrato adequado. Todavia, vale ressaltar que essa opção não é ecológica e, por conta disso, apesar de ser muito popular, vem sendo substituída por outras opções mais “sustentáveis”.

Argila expandida

Uma opção que também tem sido considerada relevante é a argila expandida, que pode ser encontrada em várias granulometrias. Surpreendentemente, a melhor escolha ao se optar pela argila expandida não é a utilização de uma forma padrão para todo o cultivo, mas sim uma combinação de vários tamanhos de grânulos diferentes, dado que os menores possuem maior capacidade de capilarização e, os maiores, de drenagem do sistema, proporcionando mais vantagens ao serem combinados. Em relação ao substrato anterior, se diferencia por ser natural e por ser “amiga” do meio ambiente. A única desvantagem é que ela não pode ser usada em todos os sistemas de cultivo, uma vez que apresenta pouca capacidade de retenção de água.

Fibra de coco

Um dos substratos mais recentes, a fibra de coco é um subproduto da indústria desse fruto, com boa retenção de água e capacidade de troca catiônica, podendo ser encontrada na forma tradicional ou em cubos e placas para cultivo. A primeira forma são blocos compactos de pó de coco, fibra longa, pó de coco ou chips, enquanto a segunda é um produto novo, que não possui boa capacidade de retenção de água, mas compensa na drenagem e na aeração do sistema.

Perlita

Mais do que popular, a perlita também é barata e consiste em um mineral de origem vulcânica que sobre um processo de aquecimento a temperaturas muito elevadas, fazendo com que se expanda e que sejam criados inúmeros poros, diminuindo a relação de volume e peso e, consequentemente, favorecendo a aeração do substrato. Além de impedir a compactação, a perlita ainda estimula a iniciação da raiz e o forte crescimento da raiz, mantém a umidade e é livre de doenças e insetos.

Vermiculita

Assim como a perlita, a vermiculita também passa por um processo de superaquecimento para que possa se expandir e se tornar um produto com várias camadas de chapas finas. É muito leve e se mistura facilmente com outros substratos de cultivo, podendo ser associada à perlita para obtenção de melhores resultados com o substrato.

 


Conheça nosso Livro da Área Hidroponia:

Manual Prático de Hidroponia

Fonte: CULTIVA – cultivagrowshop.com.br
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!