WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Os micro e macronutrientes

Os macronutrientes necessários na hidroponia de qualquer cultivar.

Os micro e macronutrientes   Artigo CPT

 

É importante conhecer quais são os nutrientes necessários no cultivo em hidroponia, o método é muito utilizado por trazer um bom retorno, ter uma alta produção e baixo custo de investimento para o plantio. A professora Hermínia Emilia Prieto Martinez autora do Livro Manual Prático de Hidroponia, fez uma lista com todos os macronutrientes e micronutrientes mais importantes.


Macronutrientes
— Nitrogênio
A deficiência é caracterizada pela redução do crescimento da planta e perda de clorofila nas folhas. No início, a coloração é verde claro, progredindo para amarelo nas folhas mais velhas.

— Fósforo
A deficiência resulta em reduzida taxa de crescimento; particularmente, logo após a emergência das plantas, quando as folhas mais velhas apresentam um arroxeamento na parte inferior do limbo. Em estádios mais desenvolvidos da planta, podem aparecer manchas necróticas nas folhas mais velhas.

— Potássio
A deficiência é caracterizada pelo amarelecimento marginal das folhas mais velhas. Redução do tamanho do fruto, afetando a sua coloração.

— Cálcio
Os sintomas de deficiência podem apresentar-se como deformações das folhas novas, morte dos pontos de crescimento e pontas de raiz. A podridão estilar em frutos (fundo preto) é o sintoma mais característico.

— Magnésio
Os sintomas aparecem principalmente nas folhas mais velhas. Começa com clorose internerval do bordo para dentro do limbo, permanecendo verdes as
nervuras.

— Enxofre
Amarelecimento internerval difuso nas folhas novas, redução no tamanho das folhas e baixo turgor das plantas.

Micronutrientes
— Boro
A primeira parte da planta a ser afetada é a raiz, que apresenta intensa ramificação. Elas são curtas e com as pontas escuras. As folhas novas apresentam deformações e clorose bastante similar aos sintomas de vírus do topo amarelo. Os frutos mostram lóculos abertos como sintoma principal.

— Zinco
Os sintomas de deficiência manifestam-se nas partes novas da planta, com encurtamento dos entrenós, ligeira clorose das folhas novas, redução do tamanho e deformação das folhas.

— Cobre
Os sintomas ocorrem nas folhas mais novas da planta, com amarelecimento marginal e internerval e necrose nas nervuras das folhas inferiores.

— Molibdênio
Os sintomas de deficiência de molibdênio, em geral, expressam-se com carência de nitrogênio, mostrando amarelecimento nas folhas mais velhas e possíveis necroses marginais com acumulação de nitrato.

— Ferro
O sintoma é caracterizado pela coloração amarela internerval uniforme nas folhas novas, com maior intensidade da base para o ápice dos folíolos. As folhas intermediárias podem também mostrar sintomas de clorose internerval. Os sintomas podem ser confundidos com sintomas de deficiência de enxofre.

— Manganês
Os sintomas manifestam-se principalmente nas folhas mais novas, como clorose internerval, progredindo de verde-claro para amarelo, permanecendo um verde reticulado nas nervuras mais finas. Pequenos pontos necróticos aparecem nas folhas novas completamente desenvolvidas.

— Cloro
A deficiência causa murcha e restrita expansão das folhas



Conheça os Livros da Área Hidroponia.
Por Eduardo Silva Ribeiro.

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!