WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Vai cultivar bromélias? Não perca essas dicas importantes!

As bromélias são flores resistentes e de fácil cultivo, mas demandam cuidados um pouco mais atenciosos

Bromélias - imagem ilustrativa

Na floricultura, ainda que o cultivo de rosas seja bastante popularizado, não é somente essa flor que possui relevância nacional. Assim como encantaram os descobridores da América, as bromélias vêm a cada dia fascinando mais e mais pessoas com a sua exoticidade e beleza singular.

Cláudio Coelho, autor do Livro AFE Cultivo de Bromélias, destaca que, apesar da importância, a popularização dessas plantas é um processo relativamente recente: desde os famosos jardins de Burle Marx, passaram a ser presença quase obrigatória tanto nos jardins e residências mais simples como nos mais sofisticados.

O nome “bromélia” diz respeito a um grande número de espécies de plantas da família Bromeliaceae. Há aquelas que são terrestres e epífitas, que crescem em árvores. Apesar de serem parecidas com as orquídeas, são mais resistentes e, por conta disso, são mais vantajosas para serem comercializadas.

Além de purificar o ar, são resistentes à seca e demandam pouca luz para cultivo. Conheça, a seguir, algumas informações importantes sobre o cultivo de bromélias:

Cuidados básicos

Um dos principais pontos a serem observados no cultivo de bromélias não consiste em olhar para a planta em sim, e sim, para o solo: é necessário que a drenagem seja muito eficiente, haja vista que solos muito encharcados afogam a planta facilmente. Quanto aos fertilizantes, o ideal é que não sejam aplicados ou que se utilize produtos à base de algas marinhas, do tipo líquido.

Tratos culturais

Esse tipo de planta também não demanda poda, sobretudo por ser uma planta que dá uma única flor em todo o ciclo. No cultivo em casos, o solo tem que ser apropriado para esse tipo de cultivo. Para a propagação, a multiplicação de ramos pode ser feita e, apesar da floração única, esse processo pode ser feito a partir da planta-mãe.

Possíveis problemas com o cultivo

Outra grande vantagem dessa flor é a resistência a doenças e pragas. No entanto, alguns problemas podem prejudicá-las, mesmo que a resolução seja descomplicada. Ao cultivá-las em casa, uma dica de ouro é manter as plantas novas afastadas das velhas, evitando que qualquer problema seja “transmitido” entre elas.

- Pontas das flores marrons

Dentre os problemas que podem ser vistos facilmente nas bromélias, está o surgimento de manchas marrons nas pontas das flores. Felizmente, isso não está associado a alguma doença, mas sim ao recebimento insuficiente de água ou de luz solar. Também, quando a planta está recebendo muita água, a raiz pode estar apodrecendo, causando essas manchas indesejadas.

- Pragas

Em relação às pragas, os pulgões se destacam como os principais inimigos dessa flor, assim como mosquitos e cochonilhas. Para resolver esse impasse, a utilização de um óleo aromático com função inseticida pode ser eficiente. Ainda, no caso dos mosquitos, vale a pena observar o entorno do local de cultivo, pois algumas poças de água têm potencial para ser um foco de procriação de mosquitos.

- Florescimento

Como mencionado, o florescimento da bromélia é único. Nesse contexto, entenda que, caso ela já tenha florescido, não florescerá novamente. Caso ainda não tenha, observe todo o manejo do cultivo para verificar se as condições estão sendo ideais. Umidade, irrigação, fertilização e temperatura são alguns dos “índices” que precisam estar adequados.

Aquisição de bromélias

Ao adquirir mudas para cultivo, observe-as bem: o solo deve estar úmido, mas não encharcado; as folhas têm que apresentar um tom verde vivo; e pragas e outros insetos não podem vir de “brinde”. Para além dessas informações, tenha em mente que a bromélia não é uma planta tóxica e, devido a esse fator, podem ser cultivadas sem muita preocupação. O único ponto que acende o alerta é a presença do látex na sua seiva, o que tem potencial para causar alergia em algumas pessoas.

 


Conheça nossos Livros da Área Floricultura:

Cultivo de Bromélias
Crisântemos
Produção Comercial de Rosas

Fonte: I Love Flores – iloveflores.com
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!