WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Qual o substrato mais adequado à planta?

No mercado, há vários tipos de substrato, como húmus, fibra de coco, cascas de eucalipto, torta de tungue, turfa, vermiculita, perlita e carolina soil

Como escolher o substrato mais adequado à planta

“No mercado, há vários tipos de substrato, como húmus, fibra de coco, turfa, vermiculita, perlita e carolina soil, que garantem a aeração e a retenção da água no container, além de fornecerem nutrientes às plantas e promoverem a oxigenação de suas raízes”, afirma José Geraldo Barbosa, autor do Livro Produção Comercial de Rosas da Aprenda Fácil Editora. Entretanto, para escolher o substrato mais adequado à planta, é preciso considerar uma série de fatores.

Para não errar na escolha do substrato, o viveirista não pode se embasar apenas no preço nem levar em conta somente a aparência do material. As cascas de eucalipto, por exemplo, são escolhidas por sua cor escura e seu preço baixo; já a torta de tungue é escolhida pela grande disponibilidade e pelo baixo custo. Além disso, alguns profissionais da área recomendam um ou outro substrato sem se aprofundarem a respeito. Portanto, todo cuidado é pouco!

Principais funções dos substratos


As principais funções dos substratos são as seguintes: fornecer os nutrientes necessários às plantas; garantir às plantas boa reserva de água; oferecer suporte ou ancoragem às plantas; além de favorecer a porosidade para melhor oxigenação das raízes das plantas. Entretanto, com exceção da ancoragem, todas as outras funções podem e devem ser controladas pelo viveirista em busca de melhores resultados.

Retenção de água e aeração nos containers


A retenção de água e a aeração do substrato dependem da compactação, da umidade e da forma de enchimento dos potes ou bandejas - antes de receberem as mudas ou as sementes, além das práticas de irrigação adotadas pelo viveirista. O mesmo vale para a profundidade do container (pote ou bandeja) onde a planta é cultivada. Um determinado substrato, quando colocado em containers com diferentes profundidades, apresenta alterações na aeração e no volume de água.

Composição dos substratos existentes no mercado


Atualmente, os substratos existentes no mercado são compostos por dois ou mais elementos. A combinação das propriedades físicas e químicas destes componentes fazem surgir novas propriedades, que não são as mesmas dos elementos separados. Se destacarmos os aspectos físicos do substrato, estes são concernentes ao balanço ar/água na mistura, ao total das partículas sólidas do substrato e à combinação entre estas partículas.

Conheça os Livros da Aprenda Fácil Editora da Área Floricultura.

Fonte: uesb.br

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!