WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Quais são os principais estilos de bonsai?

Apesar de alguns estilos serem mais comuns, os bonsais, por serem considerados uma arte, não precisam seguir regras

Bonsai - imagem ilustrativa

Vânia Moreira Fortes, autora do Livro AFE Bonsai – Técnica e Arte, Passo a Passo, destaca que o cultivo de um bonsai é considerado uma arte e demanda tempo e paciência. Através desse tipo de cultivo, é possível unir dois elementos diferentes: a manifestação do seu dom artístico e o culto à natureza.

Nesse contexto, as árvores em miniatura devem ser cultivadas com condições ideais, demandando praticamente todos os tratos culturais que a planta “transformada em bonsai” demanda na natureza. Por conta disso, assim como no ambiente natural, há vários estilos, que poderão ser vistos logo em seguida.

No entanto, a título de curiosidade, informa-se que esses estilos são os mais comuns, mas não são uma regra. Como o bonsai é artístico e pessoal, isto é, pode ser moldado de acordo com o gosto de cada um, a escolha por um ou outro estilo é livre, obedecendo às características do bonsai cultivado.

Bonsai Hokidachi

Também conhecido como “vassoura”, esse estilo de bonsai é muito popular e recomendado para árvores caducifólias com ramificação fina extensa. Com um tronco reto e vertical, as ramificações podem ser moldadas para que se assemelhem a uma vassoura de cabeça para baixo.

Bonsai Chokkan

Um dos estilos mais comuns, o chokkan pode ser empregado em árvores que possuam tronco mais grosso na base e fino no topo. As ramificações têm que começar a aproximadamente ¼ da altura da árvore, tendo, no topo, apenas uma ramificação, sem que o tronco o alcance.

Bonsai Moyogi

Nesse estilo, o tronco cresce na vertical e em formato parecido a um “s” e, em cada curva, deve haver uma ramificação. Seu filamento tem que ser visível e a base mais grossa do que a parte mais alta.

Bonsai Shakan

Marcado pela inclinação da árvore, o shakan propõe que o tronco se desenvolva em um ângulo de 60 a 80 graus em relação ao solo. Nesse estilo, as raízes são cruciais para garantir a sustentação do bonsai.

Bonsai Kengai

Para que a árvore cresça para baixo, em formato de “cascata”, o bonsai precisa ser plantado em vasos mais altos. Esse é o estilo kengai, muito ornamental e inusitado. O tronco precisa começar a crescer na vertical, contudo, precisa se dobrar para baixo e ultrapassar a parte inferior do vaso.

Bonsai Han Kengai

O estilo han kengai é semelhante ao anterior, mas o formato do bonsai é semi-cascata, ou seja, com a curva para baixo, sem ultrapassar a parte inferior do vaso.

Bonsai Bunjingi

As árvores que crescem em meios competitivos na natureza podem apresentar o visual bunjingi, que é replicado nos bonsais: o tronco cresce de forma tortuosa para cima e não apresenta ramificações, apenas algumas poucas no topo.

Bonsai Fukinagashi

Seu nome vulgar torna mais fácil a compreensão desse estilo de bonsai: varrido pelo vento. Tronco e galhos crescem somente para um lado, como se um vento estivesse soprando fortemente a árvore.

Bonsai Sokan

Um pouco incomum, o bonsai sokan é aquele que possui dois troncos. Ambos podem variar em diâmetro e comprimento (geralmente, um é mais grosso e mais desenvolvido), contribuindo, no entanto, para uma única coroa de flores.

Bonsai Kabudachi

Um pouco mais complexo do que o anterior, o kabudachi possui múltiplos troncos, que crescem a partir de um único sistema de raiz e representam apenas uma árvore.

 


Conheça nossos Livros da Área Floricultura:

Bonsai – Arte e Técnica, Passo a Passo
Produção Comercial de Rosas
Crisântemos

Fonte: Bonsai Empire – bonsaiempire.com.br
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!