WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Como realizar a adubação de um bonsai?

Além da irrigação, cuidados com a luminosidade e a ventilação do local onde a planta se encontra, é preciso ter atenção com a adubação

Bonsai

Para quem cultiva bonsais, é preciso estar sempre atento a todos os cuidados para que o cultivo não se torne frustrante. Uma das vantagens dessa planta é que a pessoa que cultiva é a responsável por dar a ela a beleza, podendo criar uma “árvore personalizada”. Porém, ainda que o cuidado com a estética seja livre, o cuidado com a saúde não pode ser deixado de lado.

A autora do Livro AFE Bonsai – Arte e Técnica, Passo a Passo, Vânia Moreira Fontes, explica que é preciso estar atento a todos os passos, como a irrigação, a ventilação, a iluminação do lugar, o solo onde a planta está sendo cultivada e a nutrição, que é o alimento que você oferece à sua planta.

É fundamental oferecer adubo regularmente ao seu bonsai durante a estação de crescimento. Árvores na natureza conseguem expandir suas raízes para procurar outros nutrientes, mas os bonsais, não. Isso porque eles são cultivados em vasos pequenos, o que acaba por tornar necessário uma boa adubação, para compensar a falta nutricional do solo.

- De que são compostos os adubos?

Basicamente, são compostos de Nitrogênio (N), Fósforo (F) e Potássio (K). Esses três elementos são importantes pois cada um tem uma função específica: o nitrogênio aumenta o crescimento das folhas e caules; o fósforo estimula o crescimento da raiz; e o potássio, o dos frutos e flores. Podem ser usados em diferentes proporções para as diferentes árvores e em diferentes épocas do ano.

- Quando devo adubar?

A chamada estação de crescimento vai desde o início da primavera até, aproximadamente, o meio do outono. Adube sua planta durante toda essa estação. Alguns bonsais de interior podem ser adubados durante todo o ano, mas, ainda que discutível, não é recomendado adubar plantas que tenham sido transportadas por, aproximadamente, um mês e nem plantas que estão doentes.

- Qual adubo devo usar?

Para cada época do ano, um tipo de adubo é mais indicado:

- Na primavera, dê preferência a adubos com alto teor de nitrogênio em comparação ao fósforo e o potássio, para impulsionar o crescimento da árvore;
- No verão, um adubo mais equilibrado é o mais indicado;
- No outono, pode-se oferecer adubos com baixo teor de nitrogênio em relação ao fósforo e ao potássio, na proporção 3:10:10, para “endurecer” a árvore.

Para cada objetivo com um bonsai, há outros tipos de adubo:

- Para florescer, use adubos com alto teor de potássio;
- Para árvores mais antigas, utilize adubos com um teor menor de nitrogênio ou adube em menor quantidade.

O adubo para bonsai pode ser comprado em qualquer loja como qualquer outro. Você pode utilizar adubos líquidos ou sólidos, basta observar a proporção de nitrogênio, fósforo e potássio, adequada e utilizar a que mais te convém. Também siga as instruções contidas nas embalagens.

- Como adubar?

No geral, as embalagens vêm com orientações para esse processo. Você pode, como dito, aumentar ou diminuir a adubação de acordo com as suas necessidades. Mas, atenção para não adubar excessivamente as plantas, pois isso poderá prejudicar severamente a saúde delas.

 


Conheça nossos Livros da Área Floricultura:

Bonsai – Arte e Técnica, Passo a Passo
Cultivo de Bromélias
Produção Comercial de Rosas

Fonte: Bonsai Empire – bonsaiempire.com.br
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!