WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

As partes das flores

Muito se fala sobre flores, mas quais as partes que as compõem?

As partes das flores   Artigo AFE

Flores são utilizadas na comercialização como ornamentos, homenagens e para muitos o ato de cuidar, plantar e manter flores é um ato terapêutico? Que tal entender melhor o que são as flores para que sua relação com elas seja ainda melhor! O professor José Geraldo Barbosa autor do Livro Produção Comercial de Rosas nos explica.


Botânica das Flores


A flor é o órgão de reprodução sexuada das plantas superiores ou fanerógamas. Cada flor consiste em um ovário cercado de outras estruturas, como os órgãos masculinos ou estames, que produzem pólen. A maioria das flores tem pétalas coloridas, e sépalas que frequentemente protegem a flor em botão. As folhas podem ser solitárias, como as tulipas, ou em grupos, originando inflorescências como ocorre em crisântemo e girassol.


Pétala —
é cada uma das peças que constituem a corola das flores. São alvas ou diversamente coloridas, livres entre si ou concrescidas e, muitas, desiguais.


Sépala ou cálice —
Verticilo floral externo, formado por pequenas peças, geralmente verdes, as sépalas.


Estame —
Órgão masculino da flor, formado pelo filete que sustenta a antera, na qual, por sua vez, se formam os grãos de pólen.


Pistilo —
Unidade do gineceu, formada de ovário, estilete e estigma. Gineceu é o órgão feminino das flores, que consta, quase sempre, de três partes superpostas: ovário, estilete e estigma.

As plantas floríferas angiospérmicas dividem-se em dois grupos, segundo o número de cotilédones: monocotiledôneas, com um só, e dicotiledôneas, com dois. Só estas últimas exteriorizam o cotilédone ao germinar a semente.

Em muitas árvores e em muitas plantas herbáceas, as flores são unissexuais, tendo ou ovários, ou estames. Quando as flores masculinas e femininas ocorrem em plantas diferentes, diz-se que as plantas são dioicas, e quando ocorrem juntas na mesma flor ou não, diz-se que são monoicas. As flores variam muito de tamanho, podendo ter de 1 mm a 1 m. Nas palmeiras, as inflorescências têm metros de altura.


A função das flores é apresentar os gametas para a reprodução, que é realizada pela dispersão dos grãos de pólen que podem ser levados pelo vento e pelos insetos, dentre outras formas.
Um aspecto curioso é que, nas plantas cujo pólen é levado pelos insetos, as flores são sempre grandes, muito coloridas e com perfume, e também a maioria das flores produz néctar, que acaba atraindo estes insetos polinizadores.


Conheça os Livros da Área Floricultura.
Por Eduardo Silva Ribeiro.

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!