WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Aprenda agora a plantar antúrio em casa

Perfeito para ser cultivado em casa, o antúrio deixa o ambiente mais charmoso e elegante

 

Aprenda agora a plantar antúrio em casa

O antúrio apresenta origem colombiana e foi disseminado para outros países após o século XIX. Nos dias atuais, existem várias espécies de antúrio, com cores, formas e tamanhos variados, algumas menores de um palmo, outras maiores de 1,5 metro. Há também antúrios com espatas e espádices pequenas ou grandes (50 centímetros de comprimento). Perfeito para ser cultivado em casa, o antúrio deixa o ambiente mais charmoso e elegante.

Variedades


As variedades de antúrio mais comuns e fáceis de serem encontradas são: astral, cananeia, eidibel, islã, júpiter, juquiá, jureia, luau, netuno, ômega e rubi. Independentemente da variedade, ela deve apresentar bom material genético para crescer vigorosa e formar belas espádices e espatas. Por isso, as mudas devem ser adquiridas de produtores idôneos e com boas referências no mercado.

Temperatura e umidade


O antúrio se desenvolve melhor em regiões com temperaturas que variam de 20°C a 28°C. Em dias de sol, a umidade relativa do ar deve se manter em torno de 50%, enquanto em dias nublados, em aproximadamente 70%. Já ao anoitecer, a umidade não deve ultrapassar 90%. Regiões com temperaturas excessivamente baixas e ocorrência de geadas não são adequadas para o cultivo de antúrio.

Incidência solar


O antúrio não deve se cultivado sob a luz direta do sol, pois suas espatas, espádices e folhas queimam e mancham. Por outro lado, a ausência de luz solar retarda o crescimento da planta, além de enfraquecer e alongar o seu caule. Por isso, é importante usar uma tela para sombreamento de cerca de 70%, pois o antúrio precisa de luminosidade para se desenvolver belo e viçoso.

Plantio


O plantio de antúrio ocorre por estaquia ou touceiras retiradas das plantas mais vigorosas. Devem ser feitos canteiros com elevação de 20 centímetros do solo e 100 centímetros de largura. O comprimento dos canteiros pode variar conforme o espaço disponível. Dependendo da variedade de antúrio, o espaçamento pode respeitar as distâncias de 25 x 25 centímetros a 50 x 50 centímetros entre plantas.

Colheita


O antúrio é constituído de espata (folha modificada) e espádice (inflorescência tipo espiga), ambas localizadas na haste superior da planta. Embora sejam tratadas como flores, elas não o são. As verdadeiras flores do antúrio são pequeninas e formam uma espécie de miniespiga. No momento em que essa estrutura mudar de cor (3/4 ou metade do comprimento) e a folha maior estiver firme, o antúrio pode ser colhido.

Conheça os Livros AFE da Área Floricultura:

Cultivo de Bromélias

Produção Comercial de Rosas

Crisântemos

Fonte: Revista Globo Rural

Por Andréa Oliveira

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!