Como lidar com as mudanças no campo profissional

Lidar com mudanças no campo profissional é tarefa bastante complexa, que requer equilíbrio, sabedoria e preparo

Como lidar com as mudanças no campo profissional

Lidar com mudanças no campo profissional é tarefa bastante complexa, que requer equilíbrio, sabedoria e preparo. Independentemente de ser conquista do primeiro emprego, ou mesmo mudança de emprego e cidade, a decisão gera insegurança e ansiedade no indivíduo. Entretanto, ao adotar certos comportamentos e atitudes, é possível tornar esse processo mais brando e menos impactante na vida profissional.

Mudança = oportunidade de evoluir na carreira


Primeiramente, o profissional deve enxergar a mudança como uma oportunidade de evoluir na carreira, de aprender algo novo, de se desenvolver profissionalmente. Trata-se de um passo de suma importância, que pode direcionar a vida profissional a um horizonte pleno de realizações e conquistas. Por essas razões, é imprescindível superar a insegurança e o medo do que está por vir. Basta enxergar a mudança como um desafio a ser vencido.

Importância da orientação de um psicólogo


Nesse contexto, o psicólogo pode orientar o profissional para que desenvolva e aprimore suas habilidades esteja ele no início da carreira ou há anos no mercado. No caso dos recém-formados, a orientação vocacional apresenta suma relevância, pois há incertezas e conflitos internos a serem trabalhados. Já no caso dos profissionais atuantes no mercado, a orientação do especialista poderá ajudá-los no processo de adaptação ao novo.

Suporte psicológico torna o processo mais brando


O acompanhamento com um psicólogo experiente facilita a aceitação da mudança, tornando-a mais branda e menos assustadora. Principalmente se o profissional descobre que suas escolhas foram equivocadas e não mais o satisfazem profissionalmente. Nesse caso, a pessoa sente-se frustrada e fracassada, o que pode levá-la à profundo estado de depressão. Com o suporte psicológico, a pessoa aprende a lidar com tudo isso.

O novo trará conquistas inimagináveis


Outra dica indispensável é que o profissional avalie bem as razões da mudança e compreenda as possíveis consequências de sua escolha para não tomar decisões de forma impulsiva e imprudente. Saber lidar com as mudanças no campo profissional não é nenhum bicho de sete cabeças. Se o profissional estiver preparado, munido de coragem e otimismo, o novo trará conquistas inimagináveis.

Conheça o Livro AFE Fazendo a Diferença - Guia Prático de Desenvolvimento Profissional.

Leia o artigo "Desenvolvimento Pessoal e Profissional: como podemos alcançar os nossos objetivos?".

Fonte: dicasdemulher.com.br

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2019. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade