WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Sobre o Livro

O livro Sustentabilidade Empresarial e Mercado Verde traz importantes apontamentos que visam desde a compreensão até a criação de ações eficazes de gerenciamento de mercados verdes. Para tanto, são abordados os principais temas ligados à sustentabilidade empresarial e mercado verde, como: mercado para produtos verdes, marketing verde, logística reversa, certificação florestal e orgânica, embalagens ambientalmente corretas, produção mais limpa, certificação ISO 14.001, dentre outros.

Autor do Livro

Prof. Dr. Caetano Marciano de Souza

Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa/Brasil (1985), com Mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa/Brasil (1988), Doutorado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa/ Brasil (1994) e pós-doutorado em Hidrogeologia e Meio ambiente pela Universidade de Alcalá (Alcalá de Henares/Espanha). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Viçosa/Brasil, onde trabalha desde 1987.

Prof. Dr. José Damato Neto

Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), licenciado em Química pela Universidade Salgado de Oliveira e em Matemática e Física pela Universidade de Franca,  Mestre em Fitotecnia pela UFV, Doutor em Fitotecnia pela UFV, José Damato é Professor da Fundação Presidente Antônio Carlos (FUPAC) e Engenheiro Agrônomo da Empresa Damata Consultoria Ambiental.

Prof. Maxmiliano Camilo Batista

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universo - RJ, e em Computação pela Universidade Presidente Antônio Carlos, o Prof. Maxmiliano é Especialista em Saúde Pública, com ênfase em PSF, pela Faculdade de Ciências Humanas do Vale do Piranga, Especialista em Fisioterapia na Saúde do Trabalhador pela Universidade Castelo Branco e Formação em Perícia Judicial do Trabalho pela IEDUV-SP. Ele é Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Presidente Antônio Carlos, sócio-proprietário da Clínica de Saúde e Reabilitação Ser Natural e consultor em Saúde e Segurança do Trabalho.

Prof.ª Dr.ª Nathália Carvalho Costa

Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidad Nacional de La Plata (Argentina), Mestre em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa, MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Nathália é Licenciada em Matemática pela Universo (RJ) e Graduada em Administração pela Faculdade Governador Ozanam Coelho - FAGOC. Professora da FAGOC, ela é também sócia-administradora da Clínica de Saúde e Reabilitação Ser Natural.

Nos últimos anos vem ganhando destaque, tanto no ramo empresarial quanto midiático e acadêmico, a discussão de conceitos que envolvem questões relacionadas ao bem-estar, qualidade de vida e meio ambiente.

Diante disso, o livro Sustentabilidade Empresarial e Mercado Verde, traz importantes apontamentos que visam desde a compreensão até a criação de ações eficazes de gerenciamento de mercados verdes. A fim de levar maiores conhecimentos a estudantes, profissionais e interessados na área, esta obra reuniu profissionais de diversos campos e trouxe, em 13 capítulos, um conteúdo completo e reflexivo, o qual aborda os principais temas ligados à sustentabilidade empresarial e mercado verde, como: mercado para produtos verdes, marketing verde, logística reversa, certificação florestal e orgânica, embalagens ambientalmente corretas, produção mais limpa, certificação ISO 14.001, dentre outros.

INTRODUÇÃO
CAPÍTULO 1 - ENTENDENDO O CONSUMO CONSCIENTE EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA
1. Introdução
2. O consumo
2.1 Uma tentativa de conceituação
2.2 O nascimento da sociedade baseada no consumo
2.3 Consumo em uma perspectiva cultural e simbólica
2.3.1 A questão da sustentabilidade
2.3.2 O consumo consciente
3. Considerações finais
4. Referências

CAPÍTULO 2 - MERCADO PARA PRODUTOS VERDES
1. Introdução
2. Marketing no mercado verde
3. Perfil dos consumidores verdes
4. Considerações finais
5. Referências

CAPÍTULO 3 - MARKETING VERDE: UM DIFERENCIAL COMPETITIVO OU UMA QUESTÃO ESSENCIAL PARA AS EMPRESAS SOBREVIREM NO SÉCULO XXI.
1. Introdução
2. Marketing: aspectos conceituais e função estrutural
3. Marketing verde: conceito e evolução
4. Consumidor verde
5. Marketing verde como diferencial competitivo
6. Considerações finais
7. Referências

CAPÍTULO 4 - ESTRATÉGIA E VANTAGEM COMPETITIVA PARA EMPRESAS VERDES
1. Introdução
2. Mercado verde
3. Estratégias competitivas
Liderança global dos custos
Diferenciação
Enfoque
4. Estratégias no mercado verde
5. Marketing Verde
6. Vantagem competitiva
7. Vantagem de custo
Economia de escala
Aprendizagem
Padrão de utilização de capacidade
Ligação (elos)
Inter-relacionamento
Timing (oportunidade)
Políticas arbitrárias independentes
Localização
Fatores institucionais
8. Considerações finais
9. Referências

CAPÍTULO 5 - GERENCIAMENTO DE MARCAS VERDES
1. Introdução
2. Definições e considerações inicias sobre marcas
3. Branding
a) Consciência da marca
b) Qualidade percebida
c) Lealdade à marca
d) Associações relativas à marca
4. Green Branding
5. Green Branding e a percepção do consumidor
6. Posicionamento de marcas verdes
7. Ranking de marcas verdes
8. Considerações finais
9. Referências

CAPÍTULO 6 - LOGÍSTICA REVERSA
1. Introdução
2. A logística reversa e as demais áreas de atuação da logística empresarial
3. Canais direitos e reversos da logística
4. Logística reversa em um pequeno empreendimento rural
5. Considerações finais
6. Referências

CAPÍTULO 7 - GESTÃO AMBIENTAL NAS ORGANIZAÇÕES COM ÊNFASE NO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO ISO 14.001
1. A evolução do debate ecológico e do papel socioambiental das empresas
2. Sistema de Gestão Ambiental e o advento da série de normas ISO 14.000
3. Certificação ambiental segundo a norma ISO14.001:2004
4. Panorama mundial e brasileiro das certificações ambientais segundo a Norma ISO 14.001
5. Considerações finais
6. Referências

CAPÍTULO 8 - CERTIFICAÇÃO FLORESTAL
1. Introdução
2. Rotulagem ambiental
Blue Angel
Environmental Choice Program (ECP)
EcoMark
Green Seal
Ecolabel
3. Certificação florestal
Forest Stewardship Council FSC
Pan European Forest Certification Council PEFCC
4. Histórico das iniciativas ambientais no Brasil
5. Certificação
Ecologicamente correto
Socialmente justo
Economicamente viável
6. A certificação florestal no Brasil
Cerflor
Forest stewarship council (FSC)
7. Certificadoras
8. Benefícios obtidos com a certificação florestal
9. Considerações finais
10. Referências

CAPÍTULO 9 - CERTIFICAÇÃO ORGÂNICA
1. Introdução
2. Sistema de produção orgânico
3. A agroecologia e a produção orgânica
4. Certificação orgânica
4.1. Certificação por auditoria
4.2. Sistema participativo de garantia
4.3. Controle social na venda direta
5. Etapas da certificação orgânica
6. Benefícios da certificação orgânica
7. Considerações finais
8. Referências

CAPÍTULO 10 - BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS NAS EMPRESAS
1. Introdução
2. Práticas ambientais nas empresas
2.1 Responsabilidade e gestão ambiental nas empresas
2.2 Normas aliadas às boas práticas ambientais
2.3 Uso de práticas ambientais nas empresas
3. Considerações finais
4. Referências

CAPÍTULO 11- PRODUÇÃO MAIS LIMPA (P+L)
1. Introdução
2. A produção mais limpa (P+L)
3. A P+L e o paradigma ecológico
4. A P+L e as demais tecnologias
5. Considerações finais
6. Referências

CAPÍTULO 12 - Embalagens ambientalmente corretas
1. Introdução
2. Embalagem e o meio ambiente
3. Embalagens sustentáveis
4. Considerações finais
5. Referências

CAPÍTULO 13 - INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
1. Introdução
2. Desenvolvimento sustentável
3. Biodiversidade e desenvolvimento sustentável
4. Inovação e sustentabilidade
5. Exemplos de produtos inovadores e sustentáveis
Produção de poliestileno verde - Braskem
Redução do uso da água na Audi
Formação em biodiversidade na UPM Kymmene
Embalagem linha Sou Natura
Cultivo sustentável de cacau - Ritter Sport
Centroflora
Modelo de negócio de ciclo fechado - Novelis
6. Considerações finais
7. Referências
  • Estudantes e professores de agronomia, de engenharia ambiental e de produção, entre outros cursos de ciências agrárias e outros;
  • Empresários e administradores interessados na área (mercado verde);
  • Demais interessados na área.
Editora: Aprenda Fácil Editora - AFE
ISBN: 978-85-8366-065-1
Impressão: Capa: Papel Cartão tríplex 250g, colorido, com laminação fosca e verniz localizado; Conteúdo (miolo): Papel couchê fosco 80g; Imagens: Coloridas; Formato do livro: Brochura colado 16x23cm.
Número de Páginas: 378

Sustentabilidade Empresarial e Mercado Verde

Com Prof. Dr. Caetano de Souza, Prof. Dr. José Damato, Prof. Maxmilianob e Prof.ª Dr.ª Nathália
R$ 79,00 à vista ou em até 12x de R$ 6,58 sem juros no cartão + frete

Informações Técnicas

  • Código: 1459
  • Número de Páginas: 378
  • Editora: Aprenda Fácil Editora - AFE
  • ISBN: 978-85-8366-065-1
  • Impressão: Capa: Papel Cartão tríplex 250g, colorido, com laminação fosca e verniz localizado; Conteúdo (miolo): Papel couchê fosco 80g; Imagens: Coloridas; Formato do livro: Brochura colado 16x23cm.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Quem comprou este Livro, também comprou

Livro: Sustentabilidade Empresarial e Mercado Verde

Sustentabilidade Empresarial e Mercado Verde

Comprar
R$ 79,00 à vista ou em até 12x de R$ 6,58
sem juros no cartão.
Fechar
Fique por dentro das novidades!