WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Manuseio do pescado

Conheças ótimas formas de manuseio e de apresentação do seu pescado.

Manuseio do pescado  Artigo AFE

Os peixes são fontes de diversos componentes que possuem alto valor nutricional, para que o alimento chegue as mesas dos consumidores com qualidade, deve ser realizado um bom processamento do alimento, além de uma bela apresentação que atraia o cliente. O professor Augusto dos Santos autor do Livro Criação Sustentável em Tanques — Redes, diz: ''É indiscutível o excelente valor nutritivo da carne de peixe, o que a torna um dos melhores alimentos existentes''.


O peixe é um importante constituinte da dieta humana, já que é fonte de diversos componentes com significado valor nutricional, como proteínas de alta qualidade, vitaminas, minerais e lipídeos. Por serem altamente perecíveis, exigem cuidados especiais na manipulação, no armazenamento, na conservação, no transporte e na comercialização, sendo que a qualidade do produto final dependerá de como a matéria-prima chegará à indústria e das condições que se terá durante o processamento.


Algumas formas de apresentação do pescado


1. Inteiro
2. Defumado: carne submetida à ação da fumaça (usando o peixe inteiro, partes ou postas).
3. Postas: são cortes transversais, como se fossem “fatias”.
4. Filé: é a musculatura lateral, retirada inteira de ambos os lados como “bifes”.
5. Salgado: é o peixe submetido a um “banho” em salmoura ou sal puro, visando eliminar parte da água do pescado, reduzindo a ação de microrganismos e aumentando sua vida útil.
6. Enlatados: contêm pescado sob várias formas, em molho, salmoura, óleo, etc. Ex. atum, sardinha, patês.
7. Embutidos: são as linguiças e salsichas, que podem ser feitos exclusivamente com carne de peixe ou acrescidos de outros ingredientes como soja texturizada, amido e condimentos.
8. Reestruturados: São produtos geralmente obtidos de CMS (carne mecanicamente separada), tipo hambúrguer, “sticks”, “nuggets”, etc.


O beneficiamento do pescado possibilita a comercialização do produto de forma higiênica, aumentando a vida útil e incrementando sua qualidade. Assim, agrega-se valor ao produto in natura, obtém-se um produto diferenciado e competitivo e permite oferecer novas opções ao consumidor.


Além da conhecida produção de filés, novas alternativas podem ser viabilizadas como, por exemplo, a utilização de Carne Mecanicamente Separada (CMS) ou polpa de pescado. Com essas matérias-primas semielaboradas, podem ser preparadas várias formulações de alto valor nutricional de grande palatabilidade.


Conheça os Livros da Área Criação de Peixes.
Por Eduardo Silva Ribeiro.

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!