WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

É possível unir o amor aos cavalos a uma profissão? Sim! Saiba tudo sobre os cavalariços

O cavalariço é um profissional responsável por funções relacionadas ao manejo dos animais e do local de criação

Mulher e cavalo - imagem ilustrativa

Paulo Guilhon, autor do Livro AFE Capacitação de Cavalariços – Escola Preparatória, ressalta que, dada a importância do cavalo na vida do homem, é extremamente necessário e representativo qualificar-se profissionalmente para atuar em quaisquer atividades nas quais o cavalo esteja presente.

Uma das profissões mais relevantes para lidar com o cavalo de forma diária é a dos cavalariços. Geralmente, os profissionais são do sexo masculino, mas isso não é uma regra. Então, seja qual for o seu sexo, o primeiro passo para se tornar um cavalariço profissional de sucesso é gostar dos equinos.

A seguir, apresentamos um panorama completo da profissão de cavalariço, para que você descubra porque deve se tornar um:

Informações básicas

A princípio, assim como mencionado, o perfil de um cavalariço iniciante é de uma pessoa do sexo masculino, com idade próxima a 23 anos e com ensino médio completo. Entretanto, há também mulheres reconhecidas por serem exímias cavalariças, desempenhando com exatidão todas as funções que a profissão exige.

A média salarial está próxima a 1,5 salários, com teto que pode se aproximar de três – a esse valor não estão acrescentados adicionais como bônus, comissões e insalubridade. A grande cidade de São Paulo é a que se destaca com mais oportunidades para cavalariços, que podem trabalhar até 44h semanais.

Quais as principais funções do cavalariço?

São várias as funções desempenhadas por esse profissional, sendo possível destacar algumas:

- Cálculo da qualidade de alimentos para os equinos;
- Escolha de matrizes;
- Alimentação de recém-nascidos com o colostro;
- Contagem do rebanho;
- Marcação de animais por ferro quente e frio;
- Aplicação de remédios por via oral;
- Treinamento de cavalos;
- Confinamento de equinos;
- Doma;
- Auxílio na fenação;
- Entre outras.

Como está o mercado para a profissão de cavalariço?

É possível destacar que o cavalariço é um profissional muito procurado no mercado de trabalho há algum tempo, com aumento significativo nas contratações feitas via CLT no último ano. Por conta das funções desempenhadas por ele, se torna responsável pela maior parte das tarefas de uma propriedade criadora de equinos, o que justifica sua importância.

Cidades como Nova Friburgo e Teresópolis, no Rio de Janeiro, são algumas das que mais valorizam a profissão. Na primeira, a média salarial é quase 50% maior do que a média nacional, enquanto na segunda a diferença – para menos – não chega nem a 10%.

Quais setores contratam cavalariços?

Além da criação de equinos, que é o principal setor para onde os cavalariços são direcionados, há outros que também contratam esse profissional, com piso salarial que se aproxima do ideal. Por exemplo, a criação de bovinos para corte, as atividades de apoio à pecuária e as criações de outros animais.

Cavalariço e nível profissional

A depender do nível profissional em que se encontra o cavalariço, seu salário pode ser maior. Enquanto o nível I – aquele que possui até 4 anos de experiência – recebe valores que giram em torno de 1,5 salários mínimos, o nível II se encontra entre ele e o nível III, que, por sua vez, pode receber mais do que dois salários mínimos.

 


Conheça nossos Livros da Área Equinos:

Capacitação de Cavalariços – Escola Preparatória
Cavalos – Como Corrigir Aprumos, Ferrar e Cuidar dos Cascos
Doma Racional Interativa – Vol. II

Fonte: Salário – salario.com.br
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!