Artigos

3 erros mais comuns no casqueamento de cavalos

Casquear significa aparar os cascos do cavalo, com base em parâmetros adequados e técnicas corretas, para não haver erros. Primeiramente, avalia-se a situação do casco (visto de cima, de frente e de trás). Depois, retira-se a ferradura para avaliar a superfície plantar do casco. Em seguida, remove-se a sujeira aderida na sola, na ranilha e nos sulcos.

Saiba o que fazer (ou não) na doma de cavalos

Antes de iniciar o processo de doma dos cavalos, saiba que os equinos usam a fuga como defesa. Por esse motivo, eles se mantêm sempre em alerta e se assustam facilmente. Sendo assim, ao se aproximar de um potro para domá-lo, você deve inicialmente conversar com ele para chamar a sua atenção e acalmá-lo.

Alguns dos erros mais comuns verificados na sustentação dos equídeos

Tratando-se de animais domesticados, a grande maioria tem sido vítima dos métodos empíricos e antinaturais de aparação de cascos e ferrageamento, com características que contrariam os processos naturais de sustentação mecânica do cavalo. Os prejuízos resultantes, comumente, enquadrados nas afecções ou contusões do sistema locomotor chegam, hoje, à cifra dos 80% nos membros anteriores que sustentam cerca de 65% do peso do animal.

Cuidados com os cavalos durante o inverno

Com a chegada do Inverno, todos sentimos a queda na temperatura. Essa queda também é propícia para a propagação de doenças causadas por vírus, como a gripe. Assim como nós, humanos, os cavalos também a sentem e estão suscetíveis a doenças como a influenza equina e a adenite, ou garrotilho, que têm maior índice de desenvolvimento com o frio e a umidade do inverno.

Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2019. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade