Dicas para acabar de vez com a infestação de formigas na sua casa

Uma das pragas domésticas que mais incomodam, as formigas podem ser controladas por meio de métodos simples e eficientes

Formigas

Quem nunca se deparou com aquela fila de formigas se movendo pela sua cozinha, banheiro ou quarto? Por mais que você limpe a sua casa e cuide do pote de açúcar, que é o principal atrativo para elas, sempre encontra esses insetos passeando pela sua casa, sem saber de onde vêm e para onde vão.

As formigas, uma das pragas urbanas mais comuns em todo o mundo, geralmente percorrem a casa em busca de alimentos ou restos deles. Por isso é mais comum encontrá-las pela cozinha, subindo pelas paredes ou fazendo caminho pelo chão. Apesar de se infestarem de forma espontânea, é uma praga que pode ser facilmente controlada. Esse inseto, que é inofensivo, não deve ser ignorado, haja vista que, por ter contato com restos, lixos ou alimentos, pode contaminar por onde passa com fungos ou bactérias que carrega consigo.

A infestação pode ocorrer em qualquer lugar, pois, de acordo com Antonio Carlos Pereira Antunes e Mari Takebayashi, autores do Livro Controle de Pragas Domésticas, da Aprenda Fácil Editora, “[as formigas] podem utilizar-se de uma grande variedade de alimentos. Elas frequentemente se alimentam de diversos produtos, a fim de aproveitar os recursos disponíveis no ambiente em que vivem.”.

Apesar disso, elas também têm função prática, pois comem larvas de outros insetos, como a pulga e a aranha. Assim, a melhor forma de lidar com essas visitas inesperadas é controlando sua infestação e impedindo que cheguem ao seu alimento. Portanto, fique alerta! Quando encontramos uma formiga que aparece sozinha, é preciso tomar cuidado, pois elas são as fofoqueiras do formigueiro. Em outras palavras, são elas que procuram sinais de comida e voltam correndo ao ninho para contar a novidade às outras e dar início à marcha.

Listamos aqui algumas medidas que te ajudarão a mantê-las longe da sua comida e da sua casa:

-Impeça a entrada
De forma a evitar que elas entrem em sua casa e, consequentemente, façam ninhos, é importante vedar todos os possíveis buracos onde possam ganhar passagem. A vedação pode ser feita com materiais que terão efeito permanente, como gesso, cola, silicone ou massa corrida. Também pode-se usar vaselina ou uma mistura de farinha de trigo e água como medidas provisórias, dado que essas alternativas se desgastam com o tempo e perdem a efetividade.

-Borrife água com sabão
Essa medida é precisa quando você avista aquela “trilha” de formigas. Basta borrifar sobre elas uma mistura de 1 para 5 de sabão e água, respectivamente. Isso, além de matar as que estão passeando, anula o rastro deixado por elas, evitando que outras formigas voltem a percorrer esse caminho. Fortaleça seu spray com cascas de frutas cítricas.

-Crie barreiras defensivas
Em alguns locais, onde é arriscado usar inseticidas ou produtos que podem ser tóxicos, como em volta de vasilhas de cachorro, o ideal é criar uma barreira natural, que impedirá o acesso e manterá as formigas longe. Vale ressaltar que é importante fazer uma barreira “completa”, pois as invasoras são capazes de achar qualquer brecha e passar tranquilamente por ela. Dê preferências a ervas ou produtos em pó que tenham cheiro forte, em razão de serem mais eficientes. Use, por exemplo, canela, pimenta em pó, cravo, talco ou giz.

-Use aromas fortes
Como dito, os produtos que possuem fragrâncias mais fortes, são mais eficazes no combate às formigas. Colocar uma folha de louro dentro do pote de açúcar, por exemplo, pode ser uma solução. Também é efetivo proteger a área desejada com hortelã ou plantar um pé de lavanda no local por onde as formigas entram.

-Faça isca para formigas
Os alimentos que mais chamam a atenção delas são açúcares, gorduras e carnes. De forma a atraí-las, você pode misturar um pouco desses alimentos com algum inseticida e deixar no lugar onde você vê mais formigas. Mas, não misture muito inseticida, pois elas podem perceber a armadilha.
Observação: há formigas que não são “doceiras”, logo, é importante variar nas iscas.

-Dê uma limpeza geral
Manter a limpeza da sua casa é sempre essencial. Mas, após perceber a presença de formigas, é indispensável dar uma limpeza geral no ambiente. Recomenda-se usar álcool ou vinagre, que têm cheiro forte e mantêm essa praga afastada. Passe o aspirador nos cantinhos e em áreas onde a vassoura não chega, de forma a eliminar o possível acúmulo de farelos ou restos de comida, atrativos para elas. Guarde também todos os seus alimentos tampados, evitando o acesso delas a eles. Potes de doces ou geleias, por exemplo, convém mantê-los sempre limpos por fora.
Dica: também não deixe a louça na pia por muito tempo!

Prevenindo a entrada e preservando o ambiente, as formigas desaparecerão. Se não conseguem entrar ou não acham algo que possam comer, elas vão embora à procura de outro lugar favorável à sua existência e sua casa fica livre dessas visitas indesejáveis!

Confira nosso Livro Controle de Pragas Domésticas – Baratas, ratos, cupins, mosquitos, moscas, aranhas, escorpiões, pulgas, morcegos, pombos.


Fonte: Assim que faz – www.assimquefaz.com

por Renato Rodrigues.

Receba Mais Informações

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade