Manejo sanitário de caprinos: com quais doenças devo me preocupar?

Além de reduzir a produtividade dos caprinos, as doenças também podem matar boa parte da criação quando não são tratadas corretamente

Caprinos - imagem meramente ilustrativa

Lea Chapaval, autora do Livro AFE Manual do Produtor de Cabras Leiteiras, destaca que o leite, um dos principais produtos da caprinocultura, coloca essa atividade como uma opção vantajosa para criadores em todo o Brasil, que precisam estar atentos à qualidade desse produto, haja vista que ele é destinado ao consumo humano.

É importante ressaltar que alguns estados contribuem ainda mais para potencializar os números da caprinocultura, uma vez que esse tipo de criação também ganha importância socioeconômica, gerando renda aos criadores, ao mesmo tempo em que pode ser desenvolvida na condição de subsistência.

Entretanto, apesar de promissora, é necessário que os caprinocultores conheçam todos os aspectos que envolvem a criação de cabras com a finalidade de se obter leite. Em relação ao manejo sanitário, por exemplo, verifica-se que os caprinos são mais suscetíveis a algumas doenças, que afetam a tanto a produtividade do animal, quanto a qualidade do leite:

Verminose

Agentes infecciosos, como helmintos e vermes são os causadores das verminoses e possuem potencial para prejudicar todo o rebanho, dado que, doentes, os animais emagrecem, ficam mais fracos, têm os pelos arrepiados e manifestam diarreia, edema submandibular e anemia. Entre os prejuízos que as verminoses causam, a diminuição dos índices de parição, a diminuição do crescimento dos animais e a diminuição da produção de leite são tão importantes quanto as mortes no rebanho, que costumam aumentar significativamente.

Linfadenite caseosa ou mal-do-caroço

Como o próprio nome sugere, a doença é caracterizada pelo aparecimento de caroços nos animais, que acarretam desvalorização da pele e da carne dos caprinos. Também conhecidos como abcessos, o ideal é que o rompimento natural deles seja evitado. Para isso, o próprio caprinocultor precisa realizar o processo de rompimento dos caroços, estejam eles moles ou duros. Confira o passo a passo:

- Cortar os pelos e desinfetar a pele;
- Abrir o acesso e retirar o pus;
- Aplicar tintura de iodo a 10% dentro do local aberto;
- Aplicar mata-bicheiras para evitar esse problema;
- Queimar o pus e esterilizar todos os instrumentos;
- E, por fim, isolar os animais doentes.

Ectima contagioso ou boqueira

Assim como o mal-do-caroço, a boqueira é uma doença contagiosa e pode ser espalhada entre os animais facilmente. Caracteriza-se pela presença de pequenos pontos avermelhados nos lábios, desenvolvendo-se para a formação de pústulas que rompem, secam e se transformam em crostas – que são parecidas com verrugas. E gengivas, narinas, úbere e outras partes do corpo também estão sujeitas ao aparecimento desses pontos vermelhos. Os animais doentes precisam ser isolados e tratados para evitar que contaminem animais sadios.

Pododermatite ou frieira

Seu nome também deixa pistas de como essa doença funciona: é decorrente de uma inflamação na parte inferior do casco e entre as unhas. Causada por bactérias, encontra nas épocas chuvosas o momento ideal para aparecer, quando os animais ficam em áreas encharcadas por um bom tempo. O principal sintoma da frieira é a manqueira, dificultando o andar dos animais, que passam a ficar mais deitados e, consequentemente, se alimentam mal e emagrecem. Em casos extremos, podem vir a óbito.

Pediculose

Quando o local de criação não proporciona boas condições de higiene para os caprinos, a infestação de piolhos pode ocorrer e afetar a criação dos animais. Durante todo o ano, o aparecimento de piolhos é comum, mas em épocas secas ela é maior e os dois tipos – mastigadores e sugadores – causam coceira, irritação, inquietação e emagrecimento. Quando o ataque é muito intenso, não é difícil que os animais morram.

 


Conheça nosso Livro da Área Caprinos:

Manual do Produtor de Cabras Leiteiras

Fonte: Embrapa – sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Manual do Produtor de Cabras Leiteiras

Livro

Manual do Produtor de Cabras Leiteiras

R$ 94,00 à vista ou em até 12x de R$ 7,83 sem juros no cartão + frete
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2021. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade