WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Como são os 60 dias da lactação?

Entenda como é os primeiros dias da lactação em caprinos

Como são os 60 dias da lactação?   Artigo AFE

''A partir dos 60 dias de lactação, o balanço nutricional se normaliza, pois a capacidade de ingestão atingiu seu máximo, enquanto a produção de leite tende a diminuir'', afirma a professora Lea Chapaval autora do Livro Manual do Produtor de Cabras Leiteiras.


Nos primeiros dias dessa fase, a tendência é do peso da cabra se manter estável, crescendo lentamente, entre 0,6 e 1,9 kg ao mês. É uma fase que vai se encerrar na estação de monta seguinte, a partir da concepção. Isso quer dizer que essa fase terá duração de cinco meses, caso a cabra esteja sendo manejada para uma cria ao ano. 


Pode ser mais curta, entretanto, de acordo com o intervalo entre partos. Por exemplo, poderá durar apenas 30 dias, caso o manejo vise 1,5 partos ao ano. Essa definição de número de parto ao ano, como já discutido, será definida em função de diversos fatores, particularmente o mercado de leite, e a situação de estabilidade ou expansão do rebanho.


Essa fase tem como particularidade o fato de nela poder ser alterado o manejo buscando atrasar a cobertura, para fazer com que o parto ocorra em uma época mais adequada, como, por exemplo, a entressafra de produção leiteira. Se a cabra tem bom potencial e boa persistência, pode ser mantida em produção por um período mais prolongado.


Deve ser observada quanto à sua condição corporal, evitando-se perda ou ganho excessivo de peso. Já as cabras de menor potencial de produção, ou aquelas que apresentam lactação mais curta, precisam de atenção especial se a lactação for prolongada (atrasando-se a cobertura): isso porque como a produção leiteira se reduz muito, mas a ingestão de alimentos continua alta, a fêmea pode ganhar peso demais, o que é fator negativo para a fertilidade. O excesso de peso comprovadamente prejudica os índices reprodutivos.


Além disso, o caprinocultor deve pensar que os alimentos que fornece para suas cabras devem ser transformados em leite, não em gordura corporal. Mais uma vez a avaliação da condição corporal por meio de escore é uma ferramenta muito útil no manejo. O fornecimento de alimentos vai sendo alterado de maneira a ajustar a condição corporal da cabra para a concepção e a gestação, de forma que o escore esteja entre 2,0 e 2,25 no início da fase e alcance 2,50 a 2,75 na época da monta.


Conheça os Livros da Área Caprinos e Ovinos

Por Eduardo Silva Ribeiro.  

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!