WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Dicas para plantio de morango orgânico

Os morangos orgânicos são produzidos sem defensivos agrícolas nem adubos químicos

Dicas para plantio de morango orgânico

“Diferentemente dos morangos convencionais, produzidos na agricultura tradicional, os morangos orgânicos são produzidos sem defensivos agrícolas nem adubos químicos. Com isso, o produtor agrega maior valor ao produto, o que aumenta a rentabilidade dos negócios”, explica Silvio Roberto Penteado, engenheiro agrônomo especialista em defensivos alternativos e autor do Livro AFE Fruticultura Orgânica - 2ª edição.

Qual o clima e o solo ideais?


O morango é um pseudofruto sazonal, cujo cultivo ocorre, em abril e maio, quando as temperaturas se tornam mais amenas, pois os morangueiros não suportam o calor. Os climas ideais para cultivar morango são o temperado e o subtropical. Quanto ao solo, ele deve ser argiloso, ter boa drenagem, apresentar fertilidade elevada e pH 6.

Como plantar morangos orgânicos?


O plantio de morango orgânico pode ser feito em canteiros suspensos a 30 centímetros do solo Cada um deve apresentar 1,2m de largura, para que os morangos permaneçam bem arejados, já que são suscetíveis a fungos. Recomenda-se o espaçamento de 40 centímetros, entre plantas, para que os pseudofrutos se desenvolvam bem e o manejo dos morangueiros seja facilitado.

Qual o sistema de irrigação ideal?


São dois os sistemas de irrigação recomendados para o cultivo de morangueiros: o de aspersão e o de gotejamento. Os morangueiros devem ser irrigados de manhã, ou ao fim da tarde, períodos com baixa incidência solar. É importante que a água da irrigação seja absorvida lentamente pela planta. Nos 40 dias iniciais, os morangueiros devem ser irrigados duas vezes ao dia. Depois, apenas uma irrigação basta.

Quando ocorre a colheita de morangos?


Após 60 dias do florescimento das mudas, os morangos podem ser colhidos. Essa colheita de morangos se estende ao longo de 6 meses conforme a espécie plantada. O procedimento é realizado, de forma manual. Assim que são colhidos, recomenda-se acondicioná-los, em recipientes de plástico, o que evita injúrias aos morangos e preserva o seu sabor.

Como controlar pragas e doenças sem química?


O manejo de pragas e doenças do morangueiro pode ser realizado com a aplicação de calda bordalesa (eliminar fungos) e pulverizações com óleo de neem (eliminar insetos). Plantios menores permitem a aplicação de soluções de alho ou pimenta para afastar pragas. O mais importante é nunca usar defensivos químicos. Caso contrário, toda a produção orgânica de morangos pode ser comprometida.

Conheça os Livros AFE da Área Agricultura Orgânica:

Fruticultura Orgânica - 2ª edição

Cultivo Orgânico de Tomate

Manual de Horticultura Orgânica

Fonte: thiagoorganico.com

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!