WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Como escolher uma vaca leiteira?

Vários aspectos devem ser observados antes de adquirir uma vaca leiteira

Vaca leiteira - imagem ilustrativa

Marcos Inácio Marcondes, um dos autores do Livro AFE Manejo de Novilhas Leiteiras, explica que a criação de gado para a produção de leite é uma atividade extremamente importante para o país e atinge, a cada ano que passa, números cada vez maiores em todas as regiões brasileiras.

Porém, o sucesso dessa atividade depende muito da escolha das vacas. Além de essa escolha influenciar na produção de leite para os bezerros e para a comercialização, ela promove impactos também na qualidade da criação e no futuro do rebanho.

Escolhendo a melhor vaca

Dentre as várias formas e métodos, o exame direto no animal é a melhor opção para que se escolha as melhores vacas. Esse exame tem como objetivo verificar dois pontos cruciais:

  1. Se a vaca é sadia

Todo criador sabe que animal doente não produz lucro – pelo contrário, demanda custos com veterinário e/ou medicações, por exemplo. Deve-se observar se os animais apresentam olhar vivo, pele fina e solta, pelos finos e brilhantes, além de checar se demonstram bom apetite.

Ainda, o animal não pode apresentar defeitos físicos e nem corrimentos anormais, tumores, feridas ou calombos pelo corpo. Deve-se testá-lo para o diagnóstico de brucelose e tuberculose, o que é feito por um veterinário. Infecções ou inflamações no úbere também são critérios que descartam o animal na hora da escolha.

  1. Se a vaca é bem desenvolvida e tem boa conformação

Ainda observando o aspecto físico, deve-se verificar também se a vaca possui pescoço fino e longo, cabeça pequena e leve, focinho largo e narinas grandes e bem abertas. O corpo deve ser comprido, com parte posterior mais desenvolvida do que a dianteira e ancas largas. Já as costelas precisam ser bem arqueadas, o que demonstra boa capacidade respiratória. As pernas devem ser finas e bem aprumadas e a cauda, comprida, fina e bem colocada.

Outros sinais indicam que a vaca possui capacidade leiteira:

- veia mamária bem grossa e comprida e fazendo muitas voltas, dado que ela é a responsável por levar sangue aos “setores” responsáveis pela produção de leite;

- boa conformação do úbere, grande e sem aspecto carnudo;

- tetas regulares, com tamanho médio e bem separadas;

- olhar calmo e mansidão, o que demonstra bom temperamento;

- idade, uma vez que, quanto mais nova, melhor a vaca, pois poderá ser aproveitada por mais tempo;

- raça ou tipo, porque deve-se dar preferência a animais de raças de leite aperfeiçoadas, como a Jersey e Guernsey, que produzem, geralmente, mais leite por mais tempo.

Em algumas propriedades não é possível manter um rebanho puro, devido a vários fatores como o clima, preços, condições de pastagem ou até mesmo falta de instalações adequadas. Nesses casos, recomenda-se escolher vacas mestiças dessas raças e com um pouco de sangue da raça “Zebu”, o que favorecerá a resistência a condições precárias.

 


Conheça nossos Livros da Área Pecuária de Leite:

Manejo de Novilhas Leiteiras
Manejo de Vacas Leiteiras a Pasto
Manejo de Vacas Leiteiras em Confinamento

Fonte: Rural News – ruralnews.com.br
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!