A estrela principal de todos os negócios é o cliente. Sem clientes, não há venda, não há faturamento e as empresas não conseguem se sustentar. Por conta disso, é preciso tratá-lo como tal: seu cliente precisa se sentir acolhido por sua empresa, para que ele possa comprar e, em um cenário ainda melhor, voltar a comprar de você.
Marcelo Sant’Anna, autor do Livro AFE Cliente Satisfeito, Venda Garantida!, explica que é necessário estar preparado para que o atendimento e a venda estejam inteiramente voltados para as necessidades reais dos clientes, pois a qualidade, em todos os aspectos, é condição primeira para que tenhamos clientes mais satisfeitos e para que, em momentos difíceis, o negócio consiga se manter com vigor.
Estudos apontam que é 5 vezes mais barato fidelizar um cliente do que conquistar um novo. Logo, garantir a ele uma experiência satisfatória se torna muito mais barato e vantajoso para o seu negócio.
Confira a seguir algumas dicas para aumentar a satisfação de clientes:
Atendimento
Certamente, o atendimento é a peça-chave para satisfazer as expectativas de seus clientes. Ainda, com a grande potência do canal digital para a divulgação de produtos, todos somos bombardeados com anúncios a todo o tempo, o que requer a oferta de uma maior experiência de consumo para que seu cliente se sinta mais atraído.
Produto acessível
Muita gente já se deparou com aquela situação desgastante de passar muito tempo procurando o produto desejado. Em sites ou lojas físicas, essa busca precisa ser facilitada, isto é, seu produto precisa estar acessível a seu cliente. Dar atenção à disposição de prateleiras ou organização do site por seções é um passo importante para atingir esse objetivo.
Experiência personalizada
Todo mundo se sente muito mais confortável para comprar quando percebe que a empresa proporciona uma experiência personalizada, isto é, de acordo com o cliente. É necessário conhecer seu público-alvo para oferecer produtos ou promoções que satisfaçam seus desejos e para oferecer um atendimento menos formal.
Surpreenda
Bônus, descontos, aumento na qualidade ou até brindes podem ajudar a conquistar ainda mais seus clientes. Você deve pensar em ações que tenham como foco fazer com que eles se sintam importantes para você não só pelo dinheiro que gastam.
Empatia
A empatia é uma palavra muito utilizada atualmente que pode ser traduzida como “colocar-se no lugar do outro”. Pensando nisso, coloque-se no lugar do seu cliente e pense: o que me deixaria mais satisfeito? A resposta não surge tão fácil assim, mas a partir dessa pergunta já é possível começar a pensar em várias estratégias para aumentar a satisfação deles.
Experiência pós-compra
Uma estratégia mais recente, mas que tem apresentado resultados satisfatórios é o investimento no pós-compra. Uma pesquisa de satisfação, por exemplo, além de deixar seu cliente mais envolvido com seu comércio, pode ajudar também você a avaliar pontos positivos que podem ser potencializados e negativos que devem ser melhorados.
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Fonte: User onboarding – useronboarding.com.br
por Renato Rodrigues