WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Certificação de galinhas poedeiras

A criação de galinhas caipiras precisa obedecer a algumas regras para que seja certificada

Galinhas poedeiras

As galinhas desempenham papel fundamental em nossa sociedade por dois grandes motivos: além de a carne amplamente consumida, elas ainda produzem o ovo, que serve como alimento e é uma das fontes de proteína mais baratas e populares nos mercados. Para tanto, são criadas em um sistema de produção para que, tanto a carne quanto o ovo, sejam de qualidade.

Arele Calderano, um dos autores do Livro AFE Formulação de Rações para Galinhas Poedeiras Convencionais e Caipiras, destaca que criar galinhas não é uma atividade difícil seja para a produção de ovos ou de carne, haja que a tecnologia para produção está completamente dominada e vem só melhorando ao longo dos anos.

No entanto, a criação de galinhas poedeiras vem aumentando ao longo dos anos. Uma das alternativas que devem ser adotadas para que os ovos produzidos tenham mais qualidade é a criação humanizada, que preza pelo bem-estar do animal desde o nascimento até o abate.

Para conseguir uma criação mais animada e, consequentemente, uma certificação de bem-estar animal, é preciso definir qual o tipo de criação a ser adotado. O cage free, sistema de criação que garante liberdade às galinhas, que são criadas fora das gaiolas, é o tipo determinado pela Certified Humane para que a criação seja certificada.

Nesse sistema, conforme dito, o fato de tirar as galinhas de dentro das gaiolas e criá-las soltas promove um conforto durante a criação, além de permitir que expressem seu comportamento natural, o que garante o seu bem-estar.

Para que a criação seja certificada como criação humanizada, é preciso ficar atento a esses pontos:

Alimentação e água

Para que possam produzir os melhores ovos, a alimentação e o fornecimento de água são extremamente importantes. Nas rações, fica proibida a presença de qualquer ingrediente derivado de proteína de mamífero ou de aves, exceto ovo. Antibióticos preventivos ou promotores de crescimento também devem ser vetados da alimentação, sendo autorizados apenas no tratamento de alguma possível doença.

Ambiente

Além de evitar a superlotação, para que as aves sejam mais livres, o ambiente deve protegê-las do desconforto térmico, físico, do medo e do estresse. Poleiros são exigidos pela Certified Humane para que as aves possam descansar, seja durante o dia ou durante a noite, com um espaço de aproximadamente 15cm para cada ave. Ainda, deve ser ventilado e com temperatura adequada.

Saúde

Para cuidar da saúde das aves, é preciso estar atento ao planejamento sanitário. Deve ser feito por um médico veterinário e as galinhas que apresentem doenças ou feridas devem ser tratadas imediatamente. A Certified Humane proíbe a debicagem, podendo ser feita somente após 10 anos de idade e até um limite definido por ela. Privar as aves de alimento para induzir à debicagem também é proibido.

Outros sistemas

A Certified Humane não determina que as aves devam ter acesso a ambientes externos, como terreiros e pastagens, como acontece nos sistemas Free-Range e caipira. Porém, caso o criador disponha dessa área, é possível utilizá-la, desde que obedeça às regras determinadas pela Certified.

 


Conheça nossos Livros da Área Avicultura:

Formulação de Rações para Galinhas Poedeiras Convencionais e Caipiras
Galinhas Poedeiras – Criação e Alimentação
Galinha – Produção de Ovos

Fonte: Certified Humane Brasil – certifiedhumanebrasil.org
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!