WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Bovinos de elite: quem são?

Os Bovinos de Elite são excelentes para o melhoramento do seu rebanho, garantindo maior produção e resultado!

 Animais de Elite: quem são?   Artigo AFE


Está em busca de aumentar o padrão de qualidade do seu rebanho e das fazendas que atende? A criação de animais de elite na fazenda pode auxiliar nesse processo, o Prof. Sylvio Lazzarini, autor do livro Reprodução e Melhoramento Genético na Pecuária de Corte apresenta técnicas de como aumentar o nível dos seus animais.

Para criação de animais de elite são necessários touros potencialmente melhoradores, se originam do acasalamento entre as melhores vacas e os melhores touros de diversos rebanhos de elite.

Eles têm sua capacidade de transmitir características positivas comprovadas por meio do teste de progênie, em programas de melhoramento genético entre rebanhos. Já as fêmeas de elite são obtidas a partir de acasalamento entre os melhores touros, e fêmeas que se destacaram em termos de precocidade, fertilidade, habilidade materna e avaliação de tipo. A maior parte desses bovinos são produto dos programas de melhoramento genético, resultado de um esforço de seleção e acasalamento, que exige grande investimento. Por isso, é de concluir que eles devem gerar o maior número de descendentes possível, que, por sua vez, se tornam reprodutores nos rebanhos comerciais.

A distribuição da genética melhoradora pode ser feita por meio da comercialização de sêmen, coletado em touros de alto valor genético, processado e distribuído pelas centrais de inseminação. Em tempos recentes, a transferência de embriões tornou-se também uma importante forma de aumentar a capacidade de geração de descendentes em uma fêmea de genética superior comprovada. Em condições ótimas de manejo e alimentação, passando por cinco coletas ao longo de um ano, pode-se obter de uma doadora cerca de 30 produtos.

Também tem sido usada mais recentemente a fecundação “in vitro”, também conhecida como FIV, que é uma técnica de importância crescente para o melhoramento genético. Tanto a FIV como a transferência de embriões podem contribuir decisivamente para uma maior eficiência reprodutiva nos rebanhos de elite e multiplicadores, pois são instrumentos de multiplicação rápida do material genético melhorado, determinando o encurtamento do intervalo entre gerações, o que permite a intensificação da seleção, aspectos fundamentais para o avanço do melhoramento genético.


Conheça nossos Livros da Área do Agronegócio:

Saúde de Rebanhos - Na Pecuária de Corte

Confinamento de Bovinos - Na Pecuária de Corte

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!