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Aprenda a administrar conflitos organizacionais

Os conflitos são comuns em empresas, mas podem provocar um desgaste se não forem solucionados da melhor forma

Conflito entre funcionários

Em um ambiente empresarial, onde há muitas pessoas trabalhando, é normal que aconteçam alguns conflitos. Funcionários com personalidades totalmente diferentes tendem a discordarem uns dos outros, gerando situações de conflito que precisam ser administradas. No entanto, a forma como esses conflitos são administrados pode ser inteligente e estabelecer a harmonia no ambiente de trabalho.

Marcos B. Lana, autor do Livro AFE Coração de Líder: A Essência de Líder-Coach, explica que um bom líder não é aquele que dá ordens e, por ventura, demite funcionários devido a conflitos, mas sim aquele que busca a solução desses problemas organizacionais e consegue estabelecer a normalidade e a boa relação entre os funcionários de uma empresa.

Ainda que muitas pessoas não se adaptem, o trabalho em equipe é fundamental para organizações. Por isso, o ambiente em que a equipe trabalha deve ser harmônico e os relacionamentos estabelecidos entre elas deve ser saudável.

Para gerenciar conflitos organizacionais, confira algumas dicas:

Dê importância ao outro

Em empresas, ninguém trabalha sozinho. Por conta disso, é fundamental valorizar as pessoas que trabalham lá, pois alguma qualidade elas possuem para fazer a empresa crescer, o que as transforma em base da organização, precisando de valorização e também de respeito.

Ouça

Uma boa comunicação também está concentrada na capacidade de ouvir o que o outro diz. Os melhores líderes são aqueles que, mais do que falantes, conseguem ser ouvintes. Portanto, escute o que as pessoas têm a lhe dizer e tente compreender ao máximo suas considerações.

Foque no problema

Nunca ataque diretamente as pessoas, mas sim o problema. Isso inclui separar o pessoal do profissional e voltar a sua atenção para a resolução do problema. Conflitos são gerados sempre pela insatisfação de ambas as partes, o que compromete a harmonia do ambiente empresarial e a produtividade dos funcionários.

Humildade

Em algumas vezes estamos certos, em outras, errados. É importante saber reconhecer que as ideias e argumentos de outros são melhores que os seus. Isso promove um crescimento pessoal grande, uma vez que se agrega conhecimento. Esteja sempre receptivo a novas ideias e a mudar os seus pensamentos.

Empatia

Esse conceito, tão debatido ultimamente, também é válido para a resolução de conflitos. Cabe a nós nos colocarmos no lugar do outro para que tentemos entender seus problemas e compreender seus pensamentos.

Paciência

A paciência é um dom que precisa fazer parte da vida de quem trabalha em ambientes empresariais. Em determinadas situações, tudo o que você precisa é de paciência, para que tudo se resolva tranquilamente. Em outras, é importante relevar algumas coisas para não atrapalhar a harmonia do ambiente.

Administradores encontram um dos seus maiores desafios na gestão de pessoas, precisando de saber lidar com elas da melhor forma e mais inteligente de forma a evitar que a produtividade da empresa seja afetada por conta de desgastes.


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Fonte: Administradores – administradores.com.br
por Renato Rodrigues

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