Em um ambiente empresarial, onde há muitas pessoas trabalhando, é normal que aconteçam alguns conflitos. Funcionários com personalidades totalmente diferentes tendem a discordarem uns dos outros, gerando situações de conflito que precisam ser administradas. No entanto, a forma como esses conflitos são administrados pode ser inteligente e estabelecer a harmonia no ambiente de trabalho.
Marcos B. Lana, autor do Livro AFE Coração de Líder: A Essência de Líder-Coach, explica que um bom líder não é aquele que dá ordens e, por ventura, demite funcionários devido a conflitos, mas sim aquele que busca a solução desses problemas organizacionais e consegue estabelecer a normalidade e a boa relação entre os funcionários de uma empresa.
Ainda que muitas pessoas não se adaptem, o trabalho em equipe é fundamental para organizações. Por isso, o ambiente em que a equipe trabalha deve ser harmônico e os relacionamentos estabelecidos entre elas deve ser saudável.
Para gerenciar conflitos organizacionais, confira algumas dicas:
Dê importância ao outro
Em empresas, ninguém trabalha sozinho. Por conta disso, é fundamental valorizar as pessoas que trabalham lá, pois alguma qualidade elas possuem para fazer a empresa crescer, o que as transforma em base da organização, precisando de valorização e também de respeito.
Ouça
Uma boa comunicação também está concentrada na capacidade de ouvir o que o outro diz. Os melhores líderes são aqueles que, mais do que falantes, conseguem ser ouvintes. Portanto, escute o que as pessoas têm a lhe dizer e tente compreender ao máximo suas considerações.
Foque no problema
Nunca ataque diretamente as pessoas, mas sim o problema. Isso inclui separar o pessoal do profissional e voltar a sua atenção para a resolução do problema. Conflitos são gerados sempre pela insatisfação de ambas as partes, o que compromete a harmonia do ambiente empresarial e a produtividade dos funcionários.
Humildade
Em algumas vezes estamos certos, em outras, errados. É importante saber reconhecer que as ideias e argumentos de outros são melhores que os seus. Isso promove um crescimento pessoal grande, uma vez que se agrega conhecimento. Esteja sempre receptivo a novas ideias e a mudar os seus pensamentos.
Empatia
Esse conceito, tão debatido ultimamente, também é válido para a resolução de conflitos. Cabe a nós nos colocarmos no lugar do outro para que tentemos entender seus problemas e compreender seus pensamentos.
Paciência
A paciência é um dom que precisa fazer parte da vida de quem trabalha em ambientes empresariais. Em determinadas situações, tudo o que você precisa é de paciência, para que tudo se resolva tranquilamente. Em outras, é importante relevar algumas coisas para não atrapalhar a harmonia do ambiente.
Administradores encontram um dos seus maiores desafios na gestão de pessoas, precisando de saber lidar com elas da melhor forma e mais inteligente de forma a evitar que a produtividade da empresa seja afetada por conta de desgastes.
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Fonte: Administradores – administradores.com.br
por Renato Rodrigues