Organização social das abelhas

As abelhas se dividem em abelha rainha, operárias e zangões

Em média, cada colônia possui uma rainha e cerca de 5000 a 100000 operárias, além de 0 a 400 zangões.

As abelhas são insetos sociáveis, que vivem em colônias organizadas, na qual cada indivíduo se encaixa em uma casta, possuindo funções definidas e que devem ser executadas a fim de manter a sobrevivência e a manutenção do enxame. Em média, cada colônia possui uma rainha e cerca de 5000 a 100000 operárias, além de 0 a 400 zangões.

 

A rainha

A rainha tem uma duração de vida de 3 a 5 anos. Ela apresenta duas funções principais: a postura de ovos e a manutenção da ordem social na colmeia. Com sua postura, ela assegura a perenidade da colônia e, com seu cheiro, ela assegura a coesão.

A vida produtiva da rainha tem início com um vôo nupcial, no qual ocorre a fecundação, aproximadamente, a 5 ou 7 dias após seu nascimento. A capacidade de postura da rainha pode ser de 2500 a 3000 ovos por dia, quando há abundância de alimento. Porém, em regiões de clima tropical, a taxa de postura pode diminuir após o primeiro ano. Por isso, aconselha-se aos apicultores substituírem suas rainhas anualmente.


As operárias

As operárias são responsáveis por realizar todo o trabalho dentro da colmeia. O trabalho varia de acordo com a idade, desenvolvimento glandular e necessidade da colônia. Elas têm uma duração de vida diferente, que depende se são abelhas da primavera/verão ou se são abelhas de inverno.

Nas colônias, existem as operárias “super irmãs”, que são aquelas que nasceram do mesmo pai e, portanto, possuem 75% dos genes em comum; e as outras operárias, de pais diferentes, que têm somente 25% dos genes em comum.


Os zangões

Os zangões representam os machos da colmeia. A função deles é fecundar a rainha durante o vôo nupcial. Eles são maiores e mais fortes que as operárias, porém não possuem os órgãos necessários para o trabalho nem ferrão e, em determinados períodos, são alimentados pelas operárias.

Apesar destas limitações, os zangões apresentam algumas características que lhes permitem maior orientação, percepção e rapidez para a localização de rainhas virgens durante o vôo nupcial, como é o caso de olhos compostos mais desenvolvidos e antenas com maior capacidade olfativa.


Para maiores informações, consulte o livro Manual Prático de Criação de Abelhas, elaborado pela AFE – Aprenda Fácil Editora. Este livro contém orientações a respeito das colmeias e apiários, como iniciar um apiário fixo, manejo dos apiários, apicultura migratória, entre outras. Confira!

Por: Beatriz Lázia

Receba Mais Informações

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade