WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Organização social das abelhas

As abelhas se dividem em abelha rainha, operárias e zangões

Em média, cada colônia possui uma rainha e cerca de 5000 a 100000 operárias, além de 0 a 400 zangões.

As abelhas são insetos sociáveis, que vivem em colônias organizadas, na qual cada indivíduo se encaixa em uma casta, possuindo funções definidas e que devem ser executadas a fim de manter a sobrevivência e a manutenção do enxame. Em média, cada colônia possui uma rainha e cerca de 5000 a 100000 operárias, além de 0 a 400 zangões.

 

A rainha

A rainha tem uma duração de vida de 3 a 5 anos. Ela apresenta duas funções principais: a postura de ovos e a manutenção da ordem social na colmeia. Com sua postura, ela assegura a perenidade da colônia e, com seu cheiro, ela assegura a coesão.

A vida produtiva da rainha tem início com um vôo nupcial, no qual ocorre a fecundação, aproximadamente, a 5 ou 7 dias após seu nascimento. A capacidade de postura da rainha pode ser de 2500 a 3000 ovos por dia, quando há abundância de alimento. Porém, em regiões de clima tropical, a taxa de postura pode diminuir após o primeiro ano. Por isso, aconselha-se aos apicultores substituírem suas rainhas anualmente.


As operárias

As operárias são responsáveis por realizar todo o trabalho dentro da colmeia. O trabalho varia de acordo com a idade, desenvolvimento glandular e necessidade da colônia. Elas têm uma duração de vida diferente, que depende se são abelhas da primavera/verão ou se são abelhas de inverno.

Nas colônias, existem as operárias “super irmãs”, que são aquelas que nasceram do mesmo pai e, portanto, possuem 75% dos genes em comum; e as outras operárias, de pais diferentes, que têm somente 25% dos genes em comum.


Os zangões

Os zangões representam os machos da colmeia. A função deles é fecundar a rainha durante o vôo nupcial. Eles são maiores e mais fortes que as operárias, porém não possuem os órgãos necessários para o trabalho nem ferrão e, em determinados períodos, são alimentados pelas operárias.

Apesar destas limitações, os zangões apresentam algumas características que lhes permitem maior orientação, percepção e rapidez para a localização de rainhas virgens durante o vôo nupcial, como é o caso de olhos compostos mais desenvolvidos e antenas com maior capacidade olfativa.


Para maiores informações, consulte o livro Manual Prático de Criação de Abelhas, elaborado pela AFE – Aprenda Fácil Editora. Este livro contém orientações a respeito das colmeias e apiários, como iniciar um apiário fixo, manejo dos apiários, apicultura migratória, entre outras. Confira!

Por: Beatriz Lázia

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Comentários

vicente agostinho

17 de set de 2018

Muito bom pra trabalhos de pesquisa!

Resposta da Aprenda Fácil Editora

17 de set de 2018

Olá Vicente,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!