Intoxicação do gado por mamona

Aprenda um pouco mais sobre a mamona e como ela pode ser prejudicial ao seu gado

 

Os prejuízos que plantas tóxicas causam à pecuária são frequentemente apontados, não só no Brasil, mas também no exterior.

 

 

A criação de gado é uma atividade de suma importância no processo de desenvolvimento socioeconômico do Brasil. No entanto, enfrenta vários problemas ligados à saúde dos animais, devido, entre outros fatores, à existência de plantas tóxicas nas pastagens, naturais e cultivadas, em várias regiões do Brasil. Uma delas é a mamona.

 

As partes tóxicas da mamona são as folhas (principalmente murchas), e as sementes da mesma. O princípio tóxico presente na mamona é uma proteína denominada ricina, existente na semente da planta. Os animais sensíveis à ingestão desse fruto são: bovinos, caprinos, ovinos, equinos, suínos, coelhos e aves.

Os bovinos procuram as folhas da planta por fome. A dose letal é 20 g por quilo de peso vivo do animal, ingeridas de uma só vez. Nessa quantidade, as folhas quase sempre causam a morte de bovinos. Vale ressaltar que a planta é mais tóxica no auge da seca. Já a maioria dos casos de intoxicação por sementes ocorre devido à ingestão pelos animais de alimentos que sofreram a adição acidental ou intencional de sementes ou de resíduos da mamona.

Os sintomas, após a ingestão das folhas, surgem de 3 a 6 horas. Esses são de ordem neuromuscular. Os animais ficam desequilibrados, deitam-se, têm tremores musculares, apresentando, também, salivação excessiva, arrotos e recuperação ou morte rápida. Quando ingerem sementes, os sintomas nos animais aparecem em algumas horas e em até 2 e 3 dias. A evolução é aguda ou subaguda. Nota-se perda de apetite, diarreia quase sempre sanguinolenta, fraqueza, apatia e morte.

O tratamento da intoxicação por folhas da mamona ainda é desconhecido, entretanto, para a intoxicação por sementes, o tratamento consiste na aplicação, por via oral, de mucilagem e de taninos e, por via parietal, de glicose, extratos hemáticos e excitantes nervosos.

O melhor, em todos os casos, é evitar que os bovinos famintos invadam plantações de mamonas, cercando essas áreas. Já para prevenir a intoxicação por sementes, deve-se evitar a contaminação dos alimentos pelas sementes ou outras partes da planta.

Curioso para saber mais? Então basta adquirir o livro Plantas Tóxicas – Inimigo Indigesto, do autor Sebastião Silva, e distribuído pela Aprenda Fácil Editora. Este livro tem como objetivo reunir informações necessárias para o reconhecimento das plantas tóxicas. Além disso, informa sobre onde elas são encontradas, os animais mais sensíveis, as condições para intoxicação, sintomas, diagnósticos, tratamentos, cuidados e como prevenir seus efeitos no rebanho.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Comentários

edmundo sinedino

12 de out de 2019

Estou com um material seco das folhas da mamona, procurando saber qual o nível de toxidez, ou se com este material seco, a ricinina desaparece? Já fiz algumas pesquisas e não encontrei nada sobre.

Resposta da Aprenda Fácil Editora

17 de out de 2019

Olá, Edmundo

Tudo bem?


Neste caso, recomendamos que procure um medico veterinário na sua região para orientá-lo melhor e evitar riscos futuros de intoxicação por mamonas.

Atenciosamente,

Erika Lopes

Quintiliano

19 de mai de 2019

ótimo

Resposta da Aprenda Fácil Editora

20 de mai de 2019

Olá Quintiliano,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes em saber que você gostou do nosso artigo.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2019. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade