Julio Cesar, autor do Livro AFE Vendedor Profissional, destaca que já se foi o tempo em que se pensava que o vendedor nascia pronto. É possível desenvolver as competências necessárias para se tornar um bom vendedor de forma prática e, quanto maior for a habilidade do vendedor em ressaltar as qualidades do produto, maiores serão as vendas e, consequentemente, maior será a satisfação do cliente e o sucesso da empresa.
Nesse contexto, é possível perceber que, nos estabelecimentos comerciais, a figura do vendedor é de extrema importância, haja vista que muitos clientes podem não voltar mais aos estabelecimentos quando não são atendidos pelos vendedores de forma atenciosa, por exemplo.
Ainda, mais do que saber apresentar os produtos, um vendedor tem a missão de ser um profissional dedicado, cuidadoso e criativo. Inclusive, a criatividade tem potencial para ser considerada a grande habilidade do século. Na grande maioria das profissões, ser criativo é quase uma exigência curricular.
Devido a esses fatores, apresentamos o que é necessário para se tornar um vendedor criativo e, consequentemente, vender mais:
- Movimente-se
Quanto mais colocamos a nossa mente para trabalhar, mais ativamente ela trabalha. E a habilidade relacionada a ser criativo está diretamente ligada à elaboração de ideias inovadoras, que são obtidas de forma simplificada quando o cérebro está funcionando constantemente. Situando essa informação no setor de vendas, um exemplo para manter a cabeça sempre funcionando é a criação de situações hipotéticas e a busca de soluções para elas.
- Informatividade
Outro ponto crucial para trilhar o caminho rumo ao sucesso como vendedor é estar sempre informado. Quando o profissional está ligado a tudo o que acontece à sua volta, as soluções surgem de forma “natural” e mais criativas as vendas se tornam. Além do conhecimento específico sobre o seu nicho de mercado, que pode ser obtido em palestras e cursos, a composição de uma boa bagagem intelectual também ajuda a saber abordar os clientes e a argumentar de forma mais efetiva com eles.
- Socialização
Diariamente, o profissional das vendas entra em contato com um número considerável de pessoas, tendo o desafio de saber lidas com todas elas da melhor forma. Para que esse momento não seja dificultoso, o ideal é que haja socialização e diálogo constantes, seja com familiares, com amigos ou até mesmo com os colegas de trabalho. Quando o objetivo é ser um vendedor mais criativo, a solução é conhecer outras opiniões, outros pontos de vista e outros caminhos.
- Insights
Diariamente, todos nós temos aquele momento em que uma luz se acende em cima da nossa cabeça. Sempre que temos uma nova ideia, aqui chamada de insight, recomenda-se registrá-la para que, em um momento oportuno, seja possível voltar nelas e amadurecê-las.
Ah! Ainda que pareça uma dica desnecessária, é válido mencionar que muitas pessoas já passaram pela experiência de pensar em algo totalmente criativo e inovador e, depois de algum tempo, não se lembrar de nada.
- Descanso
Por fim, a criatividade também pode ser construída a partir do descanso. Geralmente, esses profissionais estão, diariamente, sujeitos a metas, a prazos e à pressão do ambiente de trabalho, o que é capaz de afetar a mente e o desempenho como vendedor. É vital saber descansar e desligar a sua mente em determinados momentos para que ela te permita ser mais criativo. Se você já teve uma grande ideia quando estava tomando banho – um momento em que se está relaxado, por exemplo –, você sabe muito bem do que estamos falando!
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Fonte: Agendor Blog – agendor.com.br/blog/
por Renato Rodrigues