O turismo rural e o ecoturismo são ótimas alternativas para conseguir um dinheiro extra com sua fazenda, você pode aproveitar os animais da criação para criar o ambiente ideal para o turismo e também pode investir em alguns que possam ser usados em atividades de lazer. O professor José Geraldo Fernandes de Araújo autor do Livro ABC do Turismo Rural, te ensina o conceito para investir em agroturismo.
O CONCEITO DE PRODUTO TURÍSTICO RURAL
Produto turístico rural é o conjunto de equipamentos e serviços turísticos, atrações, acessos e facilidades colocadas no meio rural à disposição dos turistas, atendendo suas expectativas e desejos de conhecer lugares ligados ao ambiente natural. Alguns aspectos devem ser considerados ao se “construir” o Produto Turístico Rural:
— A Preservação da Atividade Original
O turismo é um complemento da atividade rural. É preciso manter as tradições do trabalho do campo. Certamente para o cliente, esta é a principal atração do negócio, constituindo-se a base sobre a qual o turismo pode se consolidar.
— A Valorização da Vida no Campo e da Cultura Local
É fundamental imprimir no conceito do produto, a ideia da manutenção da vida no seu aspecto rural, com todos os benefícios que ela oferece: tranquilidade, segurança, vida em família.
— A Utilização dos Recursos da Propriedade
a) Os Recursos Naturais:
Representados pela fauna, flora, clima, morfologia do terreno e recursos hídricos, podem ser utilizados para implantar alternativas de entretenimento e lazer, opções de fornecimento de produtos para a manutenção do negócio, como hortas e pomares, embelezamento através de paisagismo, opções que, além da atividade em si, valorizam o ambiente, favorecendo sensivelmente a atração de demanda.
b) Os Recursos Histórico-Culturais
Representa a organização social do homem e sua evolução junto aos ambientes natural e artificial, através da arquitetura, gastronomia, folclore, artesanato, religião, crenças, usos e costumes. A identificação e o destaque desses aspectos na propriedade rural contribuem sobremaneira para o enriquecimento do produto que se disponibiliza ao visitante.
c) Os Recursos Técnico-Científicos
Representados pela tecnologia contida nas instalações, nos processos de fabricação e nas informações provenientes de pesquisas, utilizados no cultivo e transformação de produtos, na criação de animais e na prestação de serviços. Estes recursos podem se constituir numa grande atração do Agroturismo, despertando a curiosidade das pessoas.
Observações:
1 — No caso de hortas e pomares, o estabelecimento de critérios rigorosos para a prática de um sistema cultural orgânico se faz necessário, na medida que a demanda por esse tipo de produto cresce a taxas elevadas, com promissoras perspectivas comerciais.
2 — Atividades como hospedagem, entretenimento, lazer e alimentação agregam valor ao produto rural. A decoração deve se basear em peças de artesanato local e plantas nativas, proporcionando conforto sem exageros e nem excesso de sofisticação. A paisagem local deve estar valorizada com grandes aberturas, como janelas ou paredes de vidro. É bom também evitar o uso de aparelhos de televisão na área de refeições. É importante manter o aspecto rústico dos ambientes, o que não significa deixá-los sujos ou mal-arrumados. Grande parte dessas observações também se aplica a casas de chás, cafés coloniais e outros do gênero.
3 — Valorize sua cultura local!
Conheça os Livros da Área Turismo Rural.
Por Eduardo Silva Ribeiro.