WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

O planejamento do ecoturismo

O ecoturismo tem um potencial enorme para desenvolvimentos de áreas ecológicas e ambientes naturais

Ecoturismo

Uma das formas de turismo que privilegia a natureza e todos os nossos bens naturais é o ecoturismo. Esse tipo de turismo de natureza ainda tem a intenção de desenvolver economicamente os locais onde se encontra, além de preservar o nosso meio ambiente. Encontra-se em ascendência em nosso país e diversas são as atividades que podem ser desempenhadas por um ecoturista.

Werter Valentim de Moraes, autor do Livro AFE Ecoturismo – Um Bom Negócio com a Natureza, explica que para que o ecoturismo atinja o seu objetivo, é preciso que o turista ou, até mesmo o investidor, estejam atento a vários pontos importantes, como é o caso das unidades de conservação, da legislação específica, do planejamento e elaboração de roteiros, entre outros.

Esse ramo do turismo tem um potencial enorme para desenvolvimentos de áreas ecológicas e ambientes naturais, muitas vezes atrelado a povos tradicionais, étnicos ou comunidades locais. Por conta disso, o ecoturismo acaba se tornando uma via de mão dupla, em que há benefício tanto para o turista, tanto para as pessoas que o promovem.

São vários os princípios que norteiam o planejamento do ecoturismo. Esses são alguns:


- Aplicar medidas rigorosas de conservação a área natural, no sentido de proteger a flora, a fauna e os ecossistemas e qualquer sítio arqueológico e histórico existente.

- Estabelecer padrões de capacidade de carga, de forma que não haja um desenvolvimento excessivo das instalações turísticas ou um uso excessivo do meio ambiente pelos visitantes.

- Construir instalações turísticas de pequena escala em locais ambientalmente apropriados, com design baseado no local, utilização de materiais de construção locais, aparelhos que economizem energia elétrica e descarte adequado de material residual. Um centro ao visitante, com exposições sobre o local e sobre as técnicas locais de conservação, deve ser desenvolvido.

- Preparar e distribuir códigos de conduta em relação ao ecoturismo para turistas e operadoras de viagem, e monitorar a aplicação desses códigos.

- Oferecer guias de viagem bem treinados, que possam prestar informações exatas aos turistas, educá-los quanto à diversidade biológica e as técnicas de conservação e observar medidas conservacionistas adequadas durante os passeios.

- Integrar às comunidades locais a atividade turística, oferecendo-lhes emprego e renda provenientes do turismo, organizando passeios aos vilarejos, onde forem apropriados, e educando os turistas em relação às culturas locais, incluindo informações sobre suas atividades econômicas e sobre como demonstrar respeito as suas tradições culturais.


Ainda, a OMT – Organização Mundial do Turismo, propõe que, antes de construir qualquer instalação com a finalidade ecoturística, deve-se fazer um planejamento para que seja possível refletir se essa construção tem mesmo um caráter ecoturístico. Algumas das perguntas que devem guiar essa reflexão dizem respeito à capacidade do local em receber determinada construção, aos fatores de segurança, à manutenção do meio ambiente, entre outras.

 


Conheça nossos Livros da Área Turismo Rural e Ecológico:

Ecoturismo – Um Bom Negócio com a Natureza
ABC do Turismo Rural
Ecoturismo – Planejamento, Instalação e Administração

Conheça também um pouco da história do ecoturismo!

Fonte: Portal Educação – portaleducacao.com.br
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!