Descubra como criar canário-da-terra

Antes de começar a criação comercial de canário-da-terra, deve-se providenciar a licença estadual em órgão competente

Descubra como criar canário-da-terra

O pássaro Sicalis flaveola, conhecido como canário-da-terra, canário-do-campo, cabeça-de-fogo ou chapinha, apresenta penas com cor amarela vibrante, predominante ao longo do corpo, e pequenas manchas vermelhas na cabeça. Sua altura pode chegar a 13,5 centímetros e seu peso, a 20 gramas. Geralmente criado por seu belo canto, o canário-da-terra também participa de concursos e exposições.

“Antes de começar a criação comercial de canário-da-terra, deve-se providenciar a licença estadual em órgão competente”, ressalta Ana Cristina da Silveira, bióloga especialista em criação de canários e autora do Livro AFE Criação de Canário da Terra. No caso de viveiros com capacidade para mais de 50 filhotes de canário, o criador deve se dirigir ao Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

Qual o melhor local para criação?


Normalmente, os canários-da-terra são criados em galpões ou estruturas maiores. Como requisitos principais para as instalações, o criadouro deve ser implantado em ambiente bem ventilado (exceto ventos fortes) e com boa incidência solar (especialmente pela manhã). Ambientes sem arejamento e com umidade elevada, que não permitem a entrada dos raios solares, são insalubres para os canários.

Como devem ser as gaiolas?


As gaiolas para criação dos canários devem ser fabricadas com arame galvanizado com proporções de 70x40x30 centímetros. Nelas, devem existir bebedouros e comedouros de plástico, além de grades-pisos sobressalentes (fácil limpeza). Para que os canários possam se banhar, é importante incluir banheiras apropriadas. Também existem gaiolas, com grades divisórias internas removíveis, próprias para a fase de reprodução.

Qual a alimentação ideal?


A bela ave exótica se alimenta de gramíneas, grãos e sementes. Alguns criadores oferecem frutas frescas e de qualidade, renovadas diariamente. Além disso, para enriquecer a dieta do canário-da-terra, devem ser ministrados suplementos proteicos e sais minerais. Para facilitar a trituração dos alimentos pela moela, forneça às aves areia lavada, misturada a cascas de ovos ou ostras (cozidas) moídas.

Quando ocorre a reprodução?


A reprodução dos canários-da-terra se estende de junho a dezembro. Nesse período, macho e fêmea devem ser separados, em gaiolas de cria, com grades divisórias. Por meio delas, o casal de canários troca alimentos. Após o acasalamento, a fêmea do canário-da-terra bota entre três e quatro ovos. A postura ocorre sucessiva ou alternadamente. Ao 13° dia do início da incubação, nascem os canarinhos-da-terra.

Conheça os Livros AFE da Área Pássaros.

Leia o artigo "Saiba um pouco mais sobre cor dos canários."

Fonte: revistagloborural.globo.com

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2020. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade