WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Combata as Formigas Cortadeiras

Aprenda técnicas práticas de combate a esses insetos que comprometem a recomposição de matas e florestas

As formigas cortadeiras correspondem a 70% dos gastos no combate a pragas do eucalipto por cortarem folhas e galhos finos

O Brasil e o mundo têm se preocupado cada vez mais com que tipo de planeta estamos deixando para os nossos descendentes, principalmente quando falamos de recursos naturais. Para isso, estão sendo discutidas práticas de preservação ambiental, bem como a recuperação de áreas já devastadas pelo homem. E sobre essa questão, temos várias técnicas e “inimigos” a combater; e um deles é um inimigo natural: a formiga.

 

As formigas conhecidas como saúvas e quenquéns são tidas como altamente perigosas quando pensamos em recuperação ambiental, pois elas provocam danos às plantas, chegando, muitas vezes, a matá-las. Tais formigas cortam as folhas e ramos das plantas e os levam para os seus ninhos. Tudo o que é reunido serve como alimento para fungos que, por sua vez, se transformam em alimento para essas formigas. Portanto, se engana quem acredita que as formigas se alimentam de material vegetal.

 

O combate a essas pragas é extremamente importante pois elas podem causar grandes perdas como, por exemplo, a diminuição no desenvolvimento das plantas, tornando-as mais suscetíveis a outras pragas e doenças. Portanto, é necessário que esses insetos sejam exterminados antes do plantio. O monitoramento mensal deve ser realizado numa faixa de 100m adjacente à área restaurada.

 

Dentre os principais métodos de combate às formigas, os mais usados são:

 

  1. Pó Seco: consiste na aplicação direta com bomba insufladora do pó formicida no formigueiro, matando as formigas pelo contato com o produto. É indicado para formigueiros pequenos. Vários produtos e formulações têm sido testados, sendo a escolha do mais adequado dependente do nível de infestação, da época do ano e da espécie de formiga. Um produto recomendado é a Deltrametrina (Deltamethrin), na proporção de 10g por m2 de terra solta.

  2. Isca Granulada: é o método mais empregado em atividades de reflorestamento, por ser mais seguro na aplicação e menos tóxico ao ambiente. Deve-se optar, preferencialmente, por iscas granuladas acondicionadas em pequenas embalagens (10g cada) que evitam a exposição do produto. As formigas transportam a isca para o interior do formigueiro.

 

Os produtos mais recomendados são Fipronil e Sulfluramida, ambos na quantidade de 10g por m2 de terra solta. A aplicação deve ser feita em épocas secas, para não danificar o produto, bem como a lavagem e o carreamento do mesmo para cursos d'água. A isca granulada deve ser colocada ao lado da trilha ou carreiro por onde as formigas transitam, nas proximidades do olheiro de alimentação.

 

Para saber mais sobre essas e outras técnicas de recuperação ambiental, é só adquirir o livro Recuperação de Áreas Degradadas, do autor Sebastião Venâncio Martins. Nesta obra você será capaz de aprender e desenvolver modelos e técnicas de recuperação ambiental, criando condições favoráveis de sobrevivência em harmonia com a natureza. Afinal, quem disse que lucro está associado à destruição?

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!