WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Dicas de poda

Na hora de podar é preciso estar atento a algumas informações e à espécie que se deseja podar

Mulher podando planta

Para garantir o crescimento e a vida das plantas, alguns princípios básicos são necessários na manutenção do seu jardim. Um desses princípios é a poda. Basicamente, as plantas de um jardim precisam de três tipos de podas: as podas de limpeza, as podas de formação e podas de produção.

Porém, na hora de podar, algumas informações devem ser levadas em conta. Veja algumas dicas para a hora de podar e como podar cada espécie:


- Galhos doentes e secos precisam ser removidos por sugar a força da planta e, também, porque eles barram a luz e o ar no interior da copa. Folhas secas e flores murchas também precisam ser removidas. Para fazer nascer um novo ramo, corte-os logo acima do pequeno nó e para remover o galho todo, corte-o rente ao caule ou ramo maior.

- Em algumas plantas existe um galho que costuma ser maior e mais “vivo” que os outros. Ele deve ser retirado assim que notado, pois também suga as forças da planta e prejudica o desenvolvimento dos outros galhos. Essa poda permite que a planta frutifique e floresça mais.

- Para remover alguma parte machucada da planta, esterilize a tesoura antes. Após a remoção, passe um pouco de canela em pó ou extrato de própolis no local, pois esses cicatrizantes naturais ajudam a repelir a entrada de pragas e doenças.

- Para roseiras, a poda é fundamental e decisiva na hora da produção de flores de qualidade. Isso porque a poda incentiva novas brotações, aumentando a floração. Durante o inverno a poda poder ser realizada tranquilamente, para que volte a florescer com força total. Para os adeptos da jardinagem lunar, a poda na lua minguante pode garantir uma inflorescência ainda mais especial, embora isso não haja comprovação científica.


Para podar gramados:


Mantendo uma altura de 5 a 10cm, você garante a saúde do gramado. A poda, embora faça aumentar o número de brotos e equilibre o crescimento das gramíneas, se realizada com muita frequência, pode acabar por acabar com as reservas nutritivas dessas plantas.


Para podar frutíferas:


Se bem executadas, a poda estimula uma maior produção da planta. Geralmente, a poda nas frutíferas é realizada antes da primavera, mas é preciso estar atento para não podar durante a floração, pois isso pode prejudicar a planta. Uma informação que também pode ser útil é a de sempre usar ferramentas afiadas, evitando machucar as plantas na hora da execução.


Para podar árvores:


Alguns galhos mortos, secos ou mal posicionados podem ser cortados, permitindo o contato maior da planta com a luz e o ar. Durante o processo é importante ficar atento para que não sobrem “fiapos” de galhos, que podem comprometer a cicatrização e, por consequência, a planta.




Conheça nossos Livros da Área Jardinagem e Paisagismo:

Técnicas de Manutenção de Jardins
Planejamento e Manutenção de Jardins
Pragas e Doenças do Jardim – Identificação e Controle



Fonte: Casa e Jardim – revistacasaejardim.globo.com


por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!