Componentes da Paisagem

Entenda melhor o que vem a ser a paisagem e o paisagismo

 

Os componentes visíveis se enquadram nas categorias de elementos naturais.

 

Acredita-se que a partir do momento em que o homem mudou o seu comportamento de nômade, para fixar habitação num determinado lugar e explorar o meio que o cerca, o paisagismo começou a fazer parte de sua vida. Desde então, ele passou a utilizar-se do paisagismo para atender suas necessidades estéticas e funcionais.

 

Para compreensão do quem vem a ser paisagem, precede o entendimento do que ela é formada, ou seja, quais os elementos que a compõem e o que ocorre entre esses elementos.

 

Na paisagem, nem tudo pode ser identificado visualmente. Ela dispõe de recursos, visíveis ou não, porém perceptíveis àqueles que se propõem a usufruí-la.

 

Ao se focalizar uma paisagem, depara-se com componentes visíveis, os quais se enquadram nas categorias de elementos naturais (produzidos pela natureza) e aqueles construídos pelo homem. Entretanto, interagindo com esses elementos, há também outros componentes não visualizados, porém sempre presentes na formação da paisagem. Trata-se de elementos ocultos, abstratos, cuja percepção se dá por outros meios (sensações), aquém dos órgãos da visão. Dentre estes, insere-se o tempo e o processo de mudança a que as paisagens estão sujeitas, as funções biológicas não-visualizadas, os valores (histórico-culturais e estéticos), além de uma ampla gama de gostos, odores e outras sensações perceptíveis.

 

Em síntese, pode-se afirmar que a paisagem é uma entidade palpável, mensurável, e está em um processo constante de transformação. Ela é formada por um conjunto de elementos naturais e, ou, de elementos produzidos pelo homem. Tais elementos “convivem” num determinado tempo e são passíveis de mudanças.

Elementos naturais

 

A natureza disponibilizou à paisagem uma combinação de componentes físicos e biológicos, necessários para que ela exista realmente. São eles:

- Suporte físico – refere-se ao espaço físico (constituído por solo, água e clima) no qual se assentam todas as comunidades vivas e suas estruturas construídas, como florestas, cidades, montanhas, rios, entre outras.


- Seres vivos – representados pelas diversas comunidades de animais e plantas tão decisivos

 

Os animais são poderosos agentes na configuração das paisagens naturais.

 

na configuração das paisagens. A presença ou ausência de plantas configura paisagens e estas são totalmente interdependentes da existência das diferentes formas de vida animal. Aves, mamíferos, insetos etc., são poderosos agentes na configuração das paisagens naturais.

 

Elementos construídos

A sociedade humana é responsável direta pela existência de paisagens construídas (plantações agrícolas, represas, florestas implantadas, etc.), dispondo atualmente de tecnologias cada vez mais avançadas. Da aplicação dessas tecnologias resultam interferências impactantes na paisagem, benéficas ou não.

 

Na zona rural, para suprimento de necessidades humanas, implantam-se culturas agrícolas e florestas, exploram-se jazidas de minerais, constroem-se represas, entre outras interferências antrópicas na paisagem.

 

Já em áreas urbanas, as interferências são bem mais marcantes, dando surgimento às edificações em bairros centrais e periféricos, estradas pavimentadas, redes de água e esgotos, redes elétricas, arborização de ruas, e toda uma infraestrutura pertinente ao meio urbano.

 

Outros elementos da paisagem

Do ponto de vista histórico, deve-se levar em conta que o objeto paisagem ocorre numa dimensão temporal. E que o tempo é variável de acordo com os componentes da paisagem.

 

Enquanto algumas paisagens conservam suas características por muito tempo, outras têm suas fisionomias variáveis em tempo menor. Essas mudanças podem ocorrer em função da variação fisiológica dos elementos vivos da paisagem, ou devido às necessidades sociais, exigidas pela antropização.

 

 

 

Fonte: Paisagismo: Elaboração de Projetos de Jardins

Receba Mais Informações

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade