WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Substrato básico

O substrato que fornece nutrientes e apoia o crescimento da planta

 

Substrato básico    Artigo AFE

''Um substrato muito rico em nutrientes provoca o excessivo crescimento das raízes, que exercem pressão no interior do vaso, provocando a compactação do espaço físico de crescimento, dificultando a entrada de água e oxigênio, assim planta não floresce ou frutifica adequadamente, ficando propensa a adquirir pragas e doenças devido à desnutrição. Sendo assim, o substrato deve ser uma mistura de materiais que tenha nutrientes em quantidade suficiente e seja bastante porosa, para ter boa aeração e drenar a água da rega'', assim afirma a professora Vânia Moreira autora do Livro Bonsai — Técnica e Arte, Passo a Passo.



Mistura básica:

— Para se obter uma boa drenagem, atingindo e mantendo, o mais rápido possível, o nível de 20% a 30% para coeficiente de umidade no “meio de crescimento”, é muito importante a presença de 60% de areia lavada, com grânulos de 2 a 3 mm, independente da espécie de planta utilizada. Os 40% restantes podem ser de terra argilosa, com grânulos de 2 a 3 mm. Pode-se acrescentar 5% de terra vegetal ou húmus de minhoca, em peso. Ex: 50 g de matéria orgânica por kg de mistura de areia e terra.


— A mistura adequada para pinheiros, juníperos, ulmus, buxus, tuia, ácer e ligustros para vasos com mais de 5 cm de altura deve ser composta de 60 a 70% de areia grossa ou pedrisco para 30 a 40% de terra granulada. E para vasos com menos de 5 cm de altura deve-se usar 70 a 80% de areia grossa para 20 a 30% de terra granulada.


— Uma mistura adequada para espécies que dão flores e frutos deve conter 60% de areia grossa e 40% de terra granulada, incorporando de 5 a 10% de húmus de minhoca, em relação ao peso total.


Pode-se concluir que não existe indicação única de mistura adequada para bonsai. A prática, com acertos e fracassos, ajuda a entender bem que o crescimento de uma planta na terra é totalmente diferente do desenvolvimento de uma planta na bandeja para bonsai.



Conheça os Livros da Área Floricultura.
Por Eduardo Silva Ribeiro.

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!