Finanças pessoais: como sair do vermelho e juntar dinheiro

Com algumas dicas simples você pode organizar sua vida financeira e juntar dinheiro

Finanças pessoais

Grande parte das pessoas vivem buscando enriquecer instantaneamente, seja jogando na loteria ou esperando alguma herança. Porém, acabam esquecendo que, com o controle das finanças pessoais, também é possível acumular patrimônio e vê-lo crescendo mês a mês, sem esperar pelo prêmio acumulado da loteria.

Said Aad Aziz Alexandre Santana, autor do Livro AFE Finanças Pessoais – Como se Aposentar Jovem e Rico, explica que controlar suas finanças significa controlar o seu dinheiro e obter uma segurança para garantir uma vida financeira segura e estável.

Esse “sonho” pode parecer bem longe para as pessoas que possuem dívidas como boletos em aberto, prestações ou cartão de crédito. A boa notícia é que, mesmo nesses casos, é possível reverter a situação em pouco tempo, mas é preciso comprometimento para mudar hábitos e, por fim, fazer da sua relação com o dinheiro uma relação saudável.

Apresentaremos a seguir algumas dicas importantes para quem se encontra nessa situação e deseja regular sua vida financeiramente:

Orçamento doméstico

O primeiro passo deve ser dado “dentro de casa”. Isso porque muitas famílias são desorganizadas financeiramente e, também, costumam gastar muito por impulso. A famosa planilha de gastos feita no computador de nada serve se ela fica jogada em qualquer canto. Se você não sabe quanto gasta com alimentação, transporte ou lazer, por exemplo, é impossível controlar suas despesas. Deve-se registrar todos os gastos mensais para que possa ser feito um plano a partir da realidade de gastos. No começo pode parecer chato, mas com o tempo isso será facilitado e, com certeza, ajudará a controlar e diminuir os gastos domésticos.

Evite parcelas

O parcelamento de qualquer item pode parecer vantajoso, mas, pense: quando você parcela alguma compra, está gastando um dinheiro que ainda nem recebeu e, consequentemente, estará herdando gastos de meses anteriores. Além de restringir seu orçamento, as parcelas prejudicam a organização financeira. Comprar à vista pode parecer difícil, mas é bem melhor para a saúde da sua vida financeira.

Negociações

Em caso de dívidas, tente negociar todas, para evitar os juros que vão se acumulando. Você pode, por exemplo, trocar uma dívida por outra que cobre taxas menores ou até mesmo adiantar parcelas, o que renderá uma boa economia. Esqueça os empréstimos! Por mais que pareçam “irresistíveis”, evite-os.

Poupe

Para evitar surpresas com gastos inesperados, poupe sempre. Tome uma parte do seu salário como uma “dívida” e guarde-a, religiosamente, todo mês. Para quem está tentando reorganizar sua vida financeira, não ter uma reserva pode se tornar um desastre quando aparece algum gasto necessário e inesperado. Mas, poupe mesmo que você não tenha dívidas, para evitar que esse tipo de gasto destrua sua organização financeira.

Antecipe contas

Algumas contas, principalmente as que proporcionam bons descontos quando pagas antecipadamente, podem ser antecipadas. Academia, escola dos filhos, seguro, são exemplos de dívidas que podem ser antecipadas, pagando o valor anual e evitando que se tornem mais um peso nas contas do mês.



Conheça nossos Livros da Área Desenvolvimento Pessoal:

Finanças Pessoais – Como se Aposentar Jovem e Rico
Aprenda a Investir na Bolsa de Valores – Fundamentos e Gráficos
Planejar para Empreender – O Passo a Passo para Tornar seu Negócio um Sucesso

Fonte: MSN Dinheiro – msn.com/pt-br/dinheiro
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2019. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade