WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Saúde e qualidade de vida: qual a melhor forma de cuidar do seu pet?

Para viver uma vida saudável e segura, os cães precisam de muito mais do que comida, água e carinho

Cão feliz - imagem meramente ilustrativa

Silvia Parisi, autora do Livro AFE Como Cuidar Melhor do seu Cachorro, destaca que cuidar de um cachorro não é uma tarefa difícil, porém, ele precisa de mais do que comida, água e carinho. Muitos tutores, por mais bem intencionados que estejam, cometem alguns erros na criação de seus animais, comprometendo a saúde e o bem-estar deles.

Erram por falta de orientação, de conhecimento e até pela ansiedade de cuidar de seus cães da melhor maneira possível, esquecendo-se, porém, de que nem tudo que é bom para as pessoas é bom para os animais. Nesse contexto, é importante saber o que deve ser observado para garantir mais qualidade de vida a esses animais, pois somente alimentá-los e passear com eles por alguns minutos não é suficiente para tal.

Então, para garantir uma vida tranquila e segura ao seu pet, que tal dar atenção às informações que seguem?

Vacinação

Em primeiro lugar, garantir que a vacinação de seu pet esteja sempre em dia deve ser uma das prioridades de todos os tutores. Doenças letais ou que causam danos permanentes à saúde do animal – a exemplo da cinomose – podem ser evitadas com todas as vacinas em dia. É importante saber que a prevenção, conseguida com as vacinas, é sempre melhor do que qualquer tratamento.

Higiene

Se todos os dias você precisa de tomar banho, escovar os dentes e se alimentar adequadamente, por que os cães também não necessitam desses cuidados? Certamente, a frequência de banhos e de escovação dos dentes, por exemplo, não deve ser a mesma para os animais, mas isso não significa que esses cuidados sejam dispensáveis. Ainda, não se esqueça de manter as orelhas sempre limpas!

Movimentação

Ainda que algumas raças não demandem muitos passeios por serem mais calmas e tranquilas, manter o cachorro sempre em movimento significa manter também a saúde em dia. Quanto mais parados os animais ficam, mais eles perdem músculo e, consequentemente, mais fracos ficam. Sempre que possível, brinque com o animal e passeie com ele regularmente.

Estresse

Assim como nos humanos, o estresse é capaz de desencadear uma série de uma série de reações negativas ao organismo dos amigos de quatro patas. Situações como mudança frequente de ambiente, brigas diárias, gritaria durante muito tempo e outras desconfortáveis são ideais para que o estresse se instale e para que os animais vivam desinquietos e vulneráveis.

Limpeza

Não é só a higiene do animal que deve estar em dia. O local onde vivem e tudo o que utilizam diariamente – como vasilhas de ração e água – devem estar sempre limpos. Vasilhas de ração sujas, por exemplo, se tornam propícias ao desenvolvimento de microrganismos patogênicos. Brinquedos e a cama/casinha não podem ficar de fora da “faxina”.

Alimentação

Muitas famílias se esquecem de que os pets são animais e os tratam como um a pessoa. Quando esse tratamento está relacionado ao amor e carinho, tudo bem. Porém, quando ele se relaciona à alimentação, os cachorros podem correr riscos de saúde. Não são todos os alimentos e temperos que eles podem comer. As rações industriais geralmente são balanceadas, mas, caso a opção seja oferecer alimentação natural – uma tendência para a criação de animais domésticos –, solicite o acompanhamento de um profissional.

Veterinário

Ainda que tudo pareça estar bem, recomenda-se que o animal visite o veterinário regularmente. Esse profissional realizará um check-up no seu pet para que seja possível determinar que sua saúde está em dia. Algumas doenças podem ser silenciosas e a detecção precoce é a melhor opção para manter os cães sempre seguros.

Lembre-se de que o cachorro é o melhor amigo do homem e de que todos os cuidados dos quais um humano necessita, provavelmente ele também necessitará. Amor, carinho e atenção nunca serão em excesso e contribuem, igualmente, para um pet mais alegre, satisfeito e saudável.

 


Conheça nossos Livros da Área Cães e Gatos:

Como Cuidar Melhor do seu Cachorro
Como Entender e Adestrar seu Cão
Guia de Primeiros Socorros para Cães

Fontes: Chef Bob – chefbob.com.br
Meus Animais – meusanimais.com.br
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Comentários

Francielle Dos Reis

13 de abr de 2024

Parabens, ótima materia! https://tiquinhodecada.com.br/

Resposta da Aprenda Fácil Editora

15 de abr de 2024

Olá, Francielle dos Reis! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Em breve, um de nossos consultores entrará em contato com informações sobre o curso na área desejada. Nosso DDD é 31.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!