WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Pet com sinais de envenenamento? Saiba os primeiros procedimentos

Esse atendimento inicial tem o objetivo de manter a vítima viva e evitar o agravamento de suas condições

pet-com-sinais-de-envenenamento-saiba-os-primeiros-socorros

Intoxicações e envenenamentos podem acontecer a qualquer momento, independente dos cuidados na manipulação de qualquer veneno ou substância tóxica. Tintas, removedores, produtos derivados de petróleo e até mesmo alguns xampus terapêuticos usados em pet shops podem ser agressivos a alguns animais, causando intoxicações possivelmente letais. Por isso é importante identificar os sintomas dos animais envenenados ou intoxicados por ingestão de alguma substância para determinar os procedimentos de primeiros socorros mais adequados para o caso, assim como informa o Livro Guia de Primeiros Socorros para Cães. 


— Envenenamento e intoxicação por ingestão

Se você o vir ingerindo qualquer veneno ou substância tóxica, e ele ainda não estiver apresentando os sintomas, a primeira medida a se tomar é tentar fazer com que o animal vomite aquilo que ele acabou de ingerir. Dessa forma, a substância não será absorvida pelo organismo e não causará efeito colateral.
Para induzir o vômito, você precisará de água-oxigenada 10 volumes.

O animal deve ingerir uma colher de chá de água-oxigenada pura. Se ele não quiser ingerir, coloque-a na seringa e esguiche para dentro da boca do animal. Lave também a boca do animal, para evitar que o produto seja absorvido pela mucosa oral.
Identifique os sintomas de intoxicação e envenenamento, procurando vestígios do veneno ou do produto tóxico na boca do animal. Dissolva o carvão ativado na água; coloque numa seringa e insira na boca do animal para ele ingerir. Aguarde o médico veterinário chegar.


— Envenenamento ou intoxicação por inalação

Inalar venenos e vapores tóxicos pode interferir na respiração do animal. Vapores concentrados de inseticida, por exemplo, podem causar manifestações neurológicas, como contrações e salivação.
Os animais que inalam vapores tóxicos e venenos podem apresentar mucosas muito avermelhadas; dificuldades para respirar; tosse; podendo ficar inconsciente e parar de respirar. Neste último caso, faça os procedimentos de RCP. E leve o animal diretamente ao veterinário.


— Envenenamento ou intoxicação por contato com a pele

Produtos derivados de petróleo e outros produtos químicos podem provocar irritação e queimaduras, se estiver em contato com a pele do animal.
Realize os primeiros socorros assim que houver a suspeita de intoxicação ou envenenamento por contato com a pele. Primeiro, coloque luvas, para não correr o risco de também ser intoxicado com a substância. Lave a área que teve contato com a substância, com bastante água corrente e sabão neutro. Repita a ação até que toda a substância seja removida e leve o animal ao veterinário.


Conheça os Livros da Área Cães e Gatos.

Por Anna Luiza Mariquito

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!