WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Manejo correto de frango nos primeiros dias

O manejo nos primeiros dias deve ser feito com muita atenção para não comprometer o futuro da criação

Manejo inicial de frangos

O manejo inicial em frangos de corte deve ocorrer de maneira correta para que as aves tenham ambiente e condições de cria adequadas às suas exigências nutricionais e fisiológicas. Assim, otimiza-se o desenvolvimento dos intestinos, órgãos e esqueleto para apoiar o ganho de peso corporal durante todo o período de crescimento.

Tadeu Cotta, autor do Livro Produção de Pintinhos, da Aprenda Fácil Editora, explica como deve ser realizado o manejo de frango nos primeiros dias, esclarecendo que as deficiências no início do manejo podem trazer perdas irreparáveis para os resultados finais do lote.

O peso corporal de um pintinho de 7 dias deve ser pelo menos 4 vezes maior que o de um pintinho de um dia. Para que essa meta seja alcançada, alguns cuidados devem ser tomados:


- Temperatura do ambiente, corporal e umidade relativa

Os pintinhos só conseguem controlar a própria temperatura corporal após 12-14 dias de vida. Assim, os galpões devem ser pré-aquecidos com antecedência mínima de 12-24 horas à sua chegada. Para que seja criado um ambiente confortável, a temperatura do ar deve ser estabilizada em 30° e a da cama em 28-30°C. A umidade relativa (UR) deve estar entre 60-70%.

É necessária ventilação sem correntes de ar durante a fase inicial de criação porque os pintinhos novos são propensos a sofrer os efeitos do vento frio. É importante que haja circulação de ar suficiente, evitando o acúmulo de gases nocivos que vêm dos aquecedores. Deverá haver suprimento de ar fresco em intervalos regulares.

O monitoramento da temperatura e da UR deve ter frequência de 2x vezes por dia nos 5 primeiros dias e, a partir disso, diariamente.  Os sensores automáticos devem estar numa altura máxima de 30cm do piso, ao nível dos pintinhos, em dois pontos igualmente distantes em cada aviário e fora da linha direta do sistema de calefação. Devem ser usados termômetros convencionais para comparação com os resultados apresentados pelos sensores eletrônicos.

Porém, o melhor meio de verificar as condições de criação é observar cuidadosamente o comportamento dos pintinhos. Quando estiverem espalhados por toda a área de criação, o ambiente está confortável. Caso eles se juntem sob os aquecedores ou se afaste deles, é necessário ajustar a temperatura.

- Material de cama

O material de cama deve ser espalhado compondo uma espessura de 5 a 10cm. O desnivelamento da cama pode acarretar em restrição ao acesso à ração e à agua por alguns pintinhos, prejudicando a uniformidade do lote.

- Água e ração

Água limpa e fresca devem estar sempre à disposição e ao alcance das aves. Para cada 12 aves, deve haver um “bico de nipple”. Além disso, deve haver no mínimo 6 bebedouros pendulares para cada 1.000 pintinhos.

A ração pode ser triturada ou mini-peletizada sem pó em comedouros infantis (1 para cada 100 pintinhos) e em comedouros adultos automáticos ou manuais (1 para cada 60 pintinhos). Deve ser utilizada a prática de arraçoamento no papel, ocupando pelo menos 80% da área de criação. Os pintinhos devem encontrar ração no papel no momento do alojamento.

É importante avaliar durante as primeiras 48h o enchimento do papo em algumas ocasiões-chave para verificar se todos eles encontraram a ração e a água. Devem ser colhidas amostras de 30-40 pintinhos em 3 ou 4 lugares diferentes do aviário.  Quando o papo estiver cheio, macio e redondo, os pintinhos encontraram alimento e água.

- Iluminação

Durante os primeiros 7 dias, deve haver 23 horas de iluminação com intensidade 30-40 lux e uma hora de escuridão com menos de 0.4 lux para que os pintinhos se adaptem ao novo ambiente e para que seja estimulada a ingestão de ração e água.

Confira nossos Livros da Área Avicultura: 


Produção de Pintinhos
Frangos de Corte - Criação, Abate e Comercialização
Criação de Frango e Galinha Caipira

Fonte: O Presente Rural – opresenterural.com.br
por Renato Rodrigues 

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Comentários

Perilda almeida de santana

2 de jan de 2021

Aprendi algumas coisas sobre a manutenção dos pintinhos ,porém gostaria de obeter mais informações sobre a criação em espaço pequeno! Obrigada!

Resposta da Aprenda Fácil Editora

5 de jan de 2021

Olá,Perilda 

Como vai?

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que disponibilizamos na área e que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,

Erika



José Pereira da Silva

30 de jul de 2019

Muito boa essas explicações. Gostaria de saber mais sobre o manejo nos primeiros dias e sobre a cortina interna que protege o pinteiro.

Resposta da Aprenda Fácil Editora

30 de jul de 2019

Olá José Pereira da Silva,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes em saber que você gostou da nossa matéria. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos em relação ao livro que será fundamental para esclarecer suas dúvidas em relação ao menejo de aves.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!