WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Realizando a descorna em caprinos

O procedimento da descorna apresenta vantagens para a criação dos caprinos, mas é doloroso para os animais

Caprino com chifre - imagem ilustrativa

Lea Chapaval, um dos autores do Livro AFE Manual do Produtor de Cabras Leiteiras, explica que a criação de cabras com finalidade comercial tem crescido de forma significativa em nosso país, o que requer dos criadores mais capacitação e conhecimento para lidar com o manejo desse tipo de animal.

Um procedimento comum na caprinocultura é a descorna dos animais, isto é, a retirada dos chifres. Tem como objetivo evitar que o chifre nasça ou que ele cresça em animais novos, enquanto nos animais mais velhos, tem como objetivo removê-lo. Apresenta, dentre outras, várias vantagens:

- O temperamento dos animais costuma mudar, o que diminui a ocorrência de brigas e provoca aumento na produção, devido à mansidão. A retirada o chifre provoca uma sensação de “desproteção” nos caprinos, uma vez que perdem uma das suas principais armas de defesas;
- A relação entre eles também fica mais segura, pois a descorna evita a ocorrência de feridas uns nos outros ou de traumatismos. Essas feridas, muitas vezes acabam promovendo o surgimento de infecções, abcessos ou bicheiras, que requerem tratamento e desvalorizam o couro na comercialização;
- Em se tratando de criações comerciais, animais descornados são mais fáceis de serem transportados;
- Pelo temperamento mais manso, há também facilitação do manejo diário e mais segurança na relação criador e animal;
- Há redução nos casos de aborto, uma vez que cabras prenhes costumam abortar ao levarem chifradas;
- Cabritos sem chifres não prejudicam as mães, como as “mamites”.

Realizando a descorna

Assim como na descorna de bovinos, realizar o procedimento em caprinos não é tão complicado. Apesar disso, quem o realiza deve ter conhecimento e estar capacitado para realizá-lo, para evitar prejuízos aos animais. São três os métodos utilizados para a descorna. Conheça-os:

- Causticação ou método químico

É comumente realizado em cabritos neonatos, com três a oito dias de vida. Para realizá-lo, não se deve ultrapassar esse período.

Consiste, em primeiro lugar, na localização do “botão do chifre”, removendo todo o pelo que se encontra ao redor dele. Depois disso, aplica-se uma camada de vaselina, graxa ou esparadrapos ao redor do botão, para evitar que o produto químico atinja outras partes do corpo do cabrito. Por fim, esfrega-se um bastão de soda ou potassa cáusticas no botão até a raiz e a pele ao redor, queimando-os e evitando que os mesmos se desenvolvam.

- Ferro em brasa

Também deve ser realizado no período máximo de até 8 dias após o nascimento dos cabritos e acredita-se ser menos doloroso.

Para realizá-lo, contém-se o cabritinho e remove-se todo o pelo em volta dos botões, assim como no método químico. A diferença está no próximo passo, que consiste na colocação de um ferro em brasa ou um cauterizador bem em cima dos botões, comprimindo-os até a raiz e a pele à sua volta.

- Ablação ou retirada

Esse método é mais empregado em animais mais adultos, devido à necessidade de retirada do chifre ou quando os animais são mais briguentos.

É mais simples: com um serrote ou serra, deve-se serrar a base do chifre bem rente, para remoção. É um procedimento que provoca sangramento intenso, o que requer a cauterização do lugar para que se controle a hemorragia. Após, é necessário aplicar pomadas ou sprays desinfetantes e cicatrizantes.

Atenção!

A descorna costuma ser um procedimento muito doloroso para os animais. Por conta disso, recomenda-se buscar alternativas para diminuir ou até eliminar o sofrimento dos mesmos. Para isso, procure um médico veterinário ou orientação com algum profissional especializado.

 


Conheça o nosso Livro da Área Caprinos:

Manual do Produtor de Cabras Leiteiras

Fonte: Rural News – ruralnews.com.br
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!