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O que você precisa saber para começar sua liderança com o pé direito

Fui promovido a líder. E agora?

Líder

Marcos Fabossi, autor do Livro AFE Coração de Líder: A Essência do Líder-coach, declara que quando o Líder deixa de pensar que vantagens a liderança pode trazer a ele, e passa a refletir sobre que vantagens a liderança pode trazer às pessoas é que se estabelece a verdadeira liderança.

Falando em liderança, esse conceito é muito complexo e, ao mesmo tempo, simples. Isso porque não existe uma regra para ser líder, é possível liderar e obter sucesso mesmo da forma mais simples. Algumas pessoas já nascem com um espírito de líder e outras conseguem aprender a ser um bom líder com o tempo.

Ao assumir um papel de líder, muitas pessoas se desesperam por acreditar que não estão preparadas para tal e pensam que esse “caminho” é um bicho de sete cabeças. A boa notícia é que, com algumas dicas, é possível começar essa sua nova função com o pé direito.

Expectativas

Tanto da sua, quanto da parte da empresa há expectativas para essa tarefa de ser um bom líder. Como você comandará um time de funcionários, tendo o sucesso como objetivo comum, você pode reuni-los e, no primeiro momento, dizer o que espera deles e ouvir o que esperam de você.

Reconhecimento

Depois, é preciso reconhecer o terreno onde você “pisará”. Processos, tarefas, funções de cada colaborador, com quem você pode contar, se você tem as pessoas certas e se o ambiente conspira para a harmonia são pontos que você deve observar nesse primeiro momento.

Ritmo

Cada um tem o seu ritmo e você, como líder, deve impor o seu. A imposição nesse caso não diz respeito a algo punitivo para os funcionários, mas sim, para que conheçam seu ritmo de trabalho e se adaptem a ele. É necessário alinhar a comunicação, objetivos e resultados.

Liberdade

O líder se difere do chefe por ser uma figura menos rígida com seus liderados. E, de certa forma, você deve garantir que sua equipe seja livre para trabalhar, guiada por seus prazos e responsabilidade delegadas. Em vez de “já acabou o seu serviço?”, você pode perguntar “como anda o trabalho?”, ou até “como posso te ajudar com isso?”.

Reuniões

Para obter os resultados esperados, deve-se estar sempre alinhado com a equipe. Para isso, é possível convocar reuniões regularmente para “colocar na mesa” todos os pontos e verificar o andamento dos processos. Defina pautas para a reunião, considerando ouvir, também o feedback dos funcionários.

Comemore

Resultados positivos são sempre bem-vindos e devem ser comemorados. Porém, não estamos falando de realizar uma festa ou até mesmo um coffee break a cada objetivo alcançado, mas sim reunir a equipe para agradecimento ou até um agradecimento público. Com certeza a equipe se sentirá mais motivada com essa atitude.

 


Conheça os Livros AFE da Área Gestão Empresarial:

Coração de Líder: A Essência do Líder-coach
Como Gerenciar Pequenas Empresas
Fazendo a Diferença – Guia Prático de Desenvolvimento Profissional

Fonte: Administradores – administradores.com.br
por Renato Rodrigues

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