WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

O que é veranico e quais os seus impactos na agricultura?

No veranico, as temperaturas máximas e mínimas se mantêm elevadas, além do normal, sem falar do sol intenso e da estiagem prolongada

O que é veranico e quais os seus impactos na agricultura?

O sucesso da agricultura é determinado por inúmeros fatores, inclusive, as condições climáticas da região. Alterações repentinas na temperatura, secas prolongadas ou chuvas excessivas podem causar sérias perdas às lavouras. O veranico, por exemplo, pode causar impactos negativos nas plantações, com danos irreversíveis. Vejamos, a seguir, com maiores detalhes.

O que é veranico?


No veranico, as temperaturas máximas e mínimas se mantêm elevadas, além do normal, sem falar do sol intenso e da estiagem por longo período. Esse fenômeno ocorre, por mais de 20 dias, principalmente no inverno, quando o sol se torna forte como se a estação do ano tivesse mudado. Muitos fatores contribuem para que o veranico aconteça, como a presença de massas de ar secas e quentes, formadas por sistemas de alta pressão atmosférica.

Além da estiagem e das altas temperaturas, o veranico é caracterizado pela baixa umidade relativa do ar, o que contribui com a perda de água pelas plantas (desidratação). Por esses motivos, o agricultor deve adotar algumas medidas para que sua lavoura não sofra com o veranico. Caso contrário, os prejuízos podem ser catastróficos.

Impactos do veranico na agricultura


O agricultor deve ter pleno conhecimento quanto aos impactos negativos do veranico em sua lavoura para adotar medidas que impeçam que isso aconteça. Embora o Brasil apresente climas variados conforme a região, o que permite produções diferentes, o produtor deve atentar para o veranico e investir em tecnologia para evitar perdas em sua lavoura.

Vale destacar que a agricultura depende de condições climáticas propícias, como temperatura, umidade relativa do ar e distribuição de chuvas ideais. Por esse motivo, o agricultor deve usar alternativas que reduzam os impactos no veranico na lavoura. A irrigação é um bom exemplo, pois ela aumenta a umidade do solo e supre as exigências hídricas das plantas.

Com isso, as plantas mantêm o ritmo de crescimento absorvendo os nutrientes necessários a seu desenvolvimento vigoroso. O preparo do agricultor para períodos de veranico permite que ele encontre meios, como a irrigação, que driblem mudanças climáticas drásticas para manter a produtividade da lavoura elevada.

A importância da agrometeorologia


A agrometeorologia realiza estudos meteorológicos, que analisam as condições climáticas com base na relação entre meteorologia e produção agrícola. Em outras palavras, a agrometeorologia obtém dados imprescindíveis para que os agricultores tomem as melhores decisões quando em situações como veranico. Uma das mais importantes é o controle da irrigação, que permite lidar com a estiagem de forma a manter a produção em alta.

Conheça os Livros AFE da Área Agricultura:

Conhecimentos Práticos sobre Clima e Irrigação

Irrigação por Aspersão Convencional

Irrigação Eficiente - Como Controlar o Consumo de Água e Energia em Sistemas de Irrigação por Aspersão e Localizada

Fonte: agro20.com.br

Por Andréa Oliveira

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!