WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Conheça os 5 grupos de gerenciamento de projetos

A gestão de projetos deve ser feita com atenção pelos gerentes

Gestão de projetos

No dia a dia de qualquer empresa e/ou organização, é fundamental estar atento a todos os aspectos administrativos. É nesse contexto que a gestão de projetos se torna importante. É através da gestão de projetos que a empresa consegue garantir que seus processos tenham sucesso.

Os autores do Livro AFE Gestão de Projetos – Elaboração e Planejamento, José Júnior Lima Alves de Oliveira e Paulo César Barroso Veríssimo, explicam que a gestão de projetos necessita de técnicas, conceitos e ações e que deve ser rotineira nas empresas, para ser aprimorada cada vez mais.

Por meio de processos de gerenciamento, é possível trazer mais controle e praticidade para desenvolver tarefas. Esses processos podem ser divididos nas etapas de iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle, e encerramento.

Ao definirem um novo projeto, gestores costumam ter problema com a definição ou cumprimento de aspectos importantes, como os objetivos, prazos e orçamentos, o que pode levar o projeto ao fracasso. Parte daí a importância de se detalhar o gerenciamento desses projetos.

A seguir estão detalhados os 5 grupos de processos de gerenciamentos de projetos, de acordo com o PMBOK (Project Management Body of Knowledge)¹:


- Iniciação

A iniciação serve tanto para oficializar o início do projeto, como para instituir uma nova etapa de um projeto já existente. No caso de projetos com várias etapas, é vital abordar todo o escopo para o desenvolvimento do projeto.

Para dar início, também é preciso que o projeto obtenha aprovação dos responsáveis. Nessa fase é feita a avaliação inicial sobre o capital necessário, e sobre a interrupção ou continuação dos projetos. O projeto é atribuído a um gerente, mas os gestores são os responsáveis por dar o aval para a execução.

Em termos práticos: a ideia é levada como proposta até os gestores que analisarão e definirão a viabilidade do projeto, liberando a verba para que ele possa ser colocado em prática.

- Planejamento

No planejamento é feito o detalhamento de todos os pontos definidos na iniciação. É a etapa mais delicada, pois exige uma análise minuciosa de todos os detalhes, como valor do investimento, prazo, organização do trabalho, estratégias, pessoas envolvidas, entre outros. Também é necessário projetar possibilidades de mudanças, para não sofrer prejuízos com imprevistos, como o surgimento de custos adicionais.

- Execução

Essa é a etapa da prática. É hora de colocar a mão na massa. O gerente deve coordenar os recursos, delegando funções e supervisionando o andamento das tarefas. A equipe que o executa deve dar feedbacks para o gerente, que, por sua vez, deve informá-los aos principais interessados nos resultados. Também pode rever riscos e readaptar o projeto, em casos em que há imprevistos, alterando os planos que estão sendo afetados.

- Monitoramento e controle

O gerente, mais uma vez, deve analisar todas as variações ocorridas em relação a prazos, custos e etc, definidas no planejamento. A partir de uma análise comparativa, ele conseguirá identificá-las e poderá avaliar medidas de urgência para impedir que todo o projeto seja prejudicado. Deve-se, também, avaliar riscos, pois algumas variáveis podem modificá-los, como fatores mercadológicos ou o próprio andamento das atividades.

- Encerramento

Por fim, encerra-se o projeto ou uma das etapas dele. É esse o momento de avaliar erros e acertos, para serem consertados ou melhorados em projetos futuros. Também cabe uma reavaliação de todo o projeto, para ter a certeza do cumprimento de todos os planos iniciais.

O ponto alto do processo é a aceitação do produto ou serviço pelo cliente. Em caso de problemas, como a não aceitação da funcionalidade criadas, deve-se avaliar o que deu errado e consertar esses problemas com a equipe de execução.

 

¹ O Guia PMBOK identifica um subconjunto do conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos, que é amplamente reconhecido como boa prática, sendo em razão disso, utilizado como base pelo Project Management Institute (PMI). Uma boa prática não significa que o conhecimento e as práticas devem ser aplicadas uniformemente a todos os projetos, sem considerar se são ou não apropriados. Fonte: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Project_Management_Body_of_Knowledge>

 


Conheça nossos Livros da Área Gestão Empresarial:

Gestão de Projetos – Elaboração e Gerenciamento
Coração de Líder: A Essência de Líder-coach
Planejar para Empreender – O Passo a Passo para Tornar seu Negócio um Sucesso!

Fonte: Artia – artia.com/blog/
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Comentários

Josenei Sousa Moreira

29 de out de 2018

Gostaria de comprar os 3 volumes acima, para pagamento de uma vez (à vista), no cartão de crédito.

Resposta da Aprenda Fácil Editora

30 de out de 2018

Olá Josenei,

Agradecemos a visita e comentario em nosso site.

Uma de nossas consultoras entraram em contato.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!