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A inauguração do seu empreendimento

Use a inauguração do seu empreendimento como uma porta para conquistar seus clientes

Inauguração

Decidir empreender é uma escolha arriscada, mas que pode ser extremamente recompensadora. O caminho para abrir seu próprio negócio passa por vários desafios e burocracias antes de sair do papel. Após tudo pronto, chega o momento mais aguardado: a inauguração.

Um dos autores do Livro AFE Como Gerenciar Pequenas Empresas, João Lobo, ressalta que a inauguração representa o pontapé inicial do empreendimento e é a responsável por passar a primeira impressão para os clientes. Dada essa grande importância, deve ser bem pensada e planejada.

E não estamos falando de um grande evento, cheio de pompas e luxo. Ela precisa, sim, causar certo um impacto, pois ela anunciará para todos o início de suas atividades, tendo papel importante nos primeiros meses de vida do seu negócio.

Vivemos em um mundo que bombardeia informações e novidades a todo o tempo em nossas cabeças. Uma nova loja, mesmo que fuja aos padrões do que já estamos acostumados, não chamará tanta atenção se não houver uma inauguração.

Está pensando em inaugurar o seu negócio? Calma! Antes, leia essas dicas:

Planejamento

Em primeiro lugar, a inauguração precisa ser algo muito bem pensado – com antecedência, de preferência. É interessante confeccionar brindes ou lembrancinhas para chamar a atenção de seus futuros clientes, além de oferecer comida e bebida. Porém, isso não é regra. É possível buscar, também, outras formas de atrair a atenção durante seu evento de inauguração.

Convites digitais

Para dar o primeiro passo na intenção de atingir seu público-alvo e conquistar clientes, você pode construir um banco de dados através das redes sociais, enviando convites por e-mail ou contratando uma empresa de marketing para isso. Uma possibilidade é enviar os convites aproximadamente 20 dias antes e outro mais próximo da data da inauguração para lembrar seus convidados.

Convites físicos

Mesmo em meio às novas tecnologias, os convites físicos ainda não se tornaram indispensáveis. Envie convites físicos para seus fornecedores, clientes especiais e/ou pessoas notáveis na sua área de atuação – na rede social “Instagram”, eles são chamados de digital influencers. Servem, também, para demonstrar certa “exclusividade” aos convidados.

Informação

Não se esqueça de informar tudo o que for importante sobre o evento: data, local, horário, entre outros. Algumas empresas apostam no convite “surpresa”, mantendo esses dados em sigilo e acabam sentindo o gostinho amargo do fiasco em seu evento de inauguração. Não se esqueça de fornecer, também, um telefone para contato!

Engajamento

Uma boa estratégia que tem sido adotada por muitos empreendimentos é a de gerar engajamento nas redes sociais, principal “arma” de divulgação atualmente. Crie uma hashtag (aquela expressão que vem acompanhada de um “#”) e sugira a seus convidados que publiquem fotos em suas redes sociais usando-a.

 


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Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios – revistapegn.globo.com
por Renato Rodrigues

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