WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

O que é a Geleia real?

Muito se comenta da geleia real produzida pelas abelhas e do seus benefícios para saúde, mas o que ela é afinal? Na apicultura também é de grande importância.

O que é a Geleia real?   Artigo AFE

Diversos estudos sobre a geleia real e sua ação no organismo humano foram desenvolvidos, mostrando os efeitos positivos, além da sua função na colmeia, o Prof. Paulo Sérgio Cavalcanti Costa autor do Livro Manual Prático de Criação de Abelhas, fala sobre apicultura, a importância da geleia real e os seus benefícios.

— A geleia real é secretada pela ação combinada das glândulas faríngeas e das glândulas mandibulares das abelhas nutrizes. Tem uma textura cremosa, espessa, de sabor que varia entre ácido, picante e doce. Serve de alimento para larvas até o 3.º dia de vida e para a rainha, durante toda a sua existência. A abelha rainha é mantida exclusivamente com geleia real que é, provavelmente, o fator responsável por seu incrível tamanho e longevidade. A rainha recebe a geleia diretamente das nutrizes, o que significa que ela nunca se alimenta sozinha.

— Vale lembrar, também, que quando a colmeia fica sem sua rainha, por algum motivo, as operárias alimentam algumas larvas com a geleia real, além dos três primeiros dias, após colocá-las na realeira, sendo uma célula construída na periferia dos favos. É na realeira serem encontradas as maiores porções de geleia, onde é armazenada com a larva que se tornará a futura rainha, e pode ser retirada com relativa facilidade. Nos alvéolos dos favos de cria é colocada em porções muito pequenas.


— É assim que elas se transformam em ninfas, dando origem a uma rainha virgem. É de se considerar que se essas larvas não fossem alimentadas com geleia real, seriam abelhas-comuns, levariam bem mais tempo para nascer, 21 dias, e seriam do tamanho das outras abelhas, vivendo no máximo quatro meses. Ao contrário, por receberem como alimento a geleia real, nascerão em apenas 16 dias, e poderão viver até cinco anos.

A composição da geleia real é bastante complexa, contendo hormônios esteroides, vitaminas, ácidos orgânicos essenciais e compostos proteicos ativos. É a alta concentração de aminoácidos e vitaminas que torna a geleia real um super alimento.

— Em nutrição, a geleia real contém diversos elementos importantes para o metabolismo dos seres vivos, como Vitaminas B1, B₂ e B6, Biofina, Inositol, Ácido Fólico, Traços de vitamina C, Aminoácidos e Oligoelementos minerais. Essa composição determina que a geleia ofereça propriedades e ações metabólicas de grande importância para o ser humano. Não é um remédio, mas sim um preventivo para problemas fisiológicos. Por isso, é muito usada por pessoas que desejam maior longevidade, manutenção da beleza e do bem-estar, graças às suas qualidades preventivas e regeneradoras.

— A geleia real age como estimulante biológico e energético das diferentes funções orgânicas, melhorando o estado geral do organismo, aumentando a capacidade física e intelectual de quem a consome, havendo registros de sua atuação positiva contra arteriosclerose, úlceras, anemias e depressão; enfim, facilitando o metabolismo celular, agindo como estimulante, fortificante. Outros efeitos benéficos observados: acelera a recuperação e tonifica o organismo, evita o envelhecimento precoce e é um excelente antibiótico e anti-infeccioso. Tudo isso ao se consumir pequenas quantidades diárias que variam de 1,0 a 2,0 g.


Conheça os livros da Área Apicultura.
Por Eduardo Silva Ribeiro.

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!