Novo livro da AFE: Adubação Verde e Rotação de Culturas

A adubação verde e a rotação de culturas são técnicas para melhoramento e conservação de solos

Adubação verde e rotação de culturas

Pensando sempre em inovar, a AFE não para de expandir a sua biblioteca e lançou o novo Livro Adubação Verde e Rotação de Culturas. Nas palavras dos autores, Caetano Marciano de Souza, Fábio Ribeiro Pires, Fábio Luiz Partelli e Renato Lara de Assis,Adubação verde consiste em plantar uma espécie vegetal que, após atingir seu pleno desenvolvimento vegetativo, será cortada ou acamada, sendo sua massa deixada sobre a superfície ou incorporada ao solo com a finalidade de manter ou aumentar seu conteúdo de matéria orgânica, que, reconhecidamente, é capaz de melhorar suas condições físicas, químicas e biológicas, favorecendo o crescimento e rendimento das culturas econômicas em sucessão.”. Já a rotação de culturas “[...] consiste em alternar, em um mesmo local, diferentes culturas em uma sequência regular e lógica. Assim, a rotação de culturas compreende uma distribuição sistemática das culturas a serem plantadas a cada ano, de acordo com um plano definido, previamente estudado, naturalmente não inflexível, mas pelo menos básico, apresentando, portanto, princípio, meio e fim em função dos objetivos a que se destina.”.

A adoção do manejo do solo de forma equilibrada, utilizando-o em sua máxima capacidade e ao mesmo tempo protegendo conforme suas necessidades, constitui demonstração de uma mentalidade concatenada com o contexto do mundo moderno, em francas e constantes mudanças, em todos os setores da atividade humana. Não apenas para evitar a erosão, mas também para que o solo seja altamente produtivo, torna-se imprescindível manter o solo coberto por culturas utilizadas especificamente para esse fim, inseridas em programas racionais de rotação de culturas.

Este lançamento aborda detalhes sobre as práticas de conservação do solo adubação verde e rotação de culturas e apresenta de forma simples, mas segura, tanto a alunos em nível técnico, graduação e pós-graduação quanto a agricultores, passos para a implantação dessas duas práticas. São trazidas informações como histórico, definições, espécies mais indicadas, vantagens e desvantagens e também estratégias e modalidades para se implantar tanto a adubação verde quanto a rotação de culturas, dois dos pilares da sustentabilidade agrícola, e, particularmente, da agricultura orgânica.

Inovador, traz ainda informações atualizadas sobre o desempenho de diversas espécies de plantas de cobertura do solo sob condições de Cerrado e sua potencialidade de implantação em sistemas de rotação em plantio direto.

 

Confira nosso novo Livro Adubação Verde e Rotação de Culturas

 

por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Adubação Verde e Rotação de Culturas

Livro

Adubação Verde e Rotação de Culturas

R$ 40,00 à vista ou em até 10x de R$ 4,00 sem juros no cartão + frete
Saiba mais

Receba Mais Informações

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade