Qual tipo de eucalipto escolher?

As diversas variedades de eucalipto têm, também, diversas finalidades

Eucaliptos

O primeiro passo a ser dado quando se decide plantar eucalipto é a definição da espécie florestal a ser plantada. Nesse aspecto, os pontos considerados de vital importância são o objetivo da produção, as condições de clima e de solo da região onde ocorrerá o plantio e as possíveis pragas e doenças que ocorrem na região, como as formigas, que são um problema e podem atacar a espécie a ser plantada.

Os vários fatores do local afetam a vegetação. Por exemplo, temperaturas mais elevadas estimulam o crescimento das plantas, a redução da umidade relativa do ar, próximo às plantas, faz com que haja aumento na taxa de transpiração e a diminuição da intensidade luminosa estimula uma expansão foliar.

Haroldo Nogueira de Paiva, um dos autores do Livro Cultivo de Eucalipto – Implantação e Manejo, da Aprenda Fácil Editora, orienta que "durante a fase de planejamento de um projeto de reflorestamento, deve-se ter em mente a finalidade da produção. Se o objetivo for a produção de madeira ou de outros produtos de base florestal, deve-se observar os aspectos do mercado consumidor, principalmente em termos de distância da unidade de beneficiamento ou utilização. Uma vez decidido isso, parte-se para um estudo visando conhecer quais espécies poderiam ser indicadas para o referido fim.”.

Dentre as várias finalidades do eucalipto, destacamos algumas e enumeramos quais espécies são as mais indicadas para tal. Confira:


Produção de lenha e de carvão vegetal


Dentre as espécies de eucalipto introduzidas no Brasil com potencial para a produção de carvão vegetal, cita-se Eucalyptus camaldulensis, E. deglupta, E. globulus, E. tereticornis, E. urophylla, E. paniculata, E. pellita, E. pilularis, E. citriodora, E. maculata, E. exserta, E. brassiana, E. crebra, E. tesselaris, E. saligna, E. cloeziana e E. grandis, além de vários híbridos naturais ou obtidos por meio da polinização controlada entre matrizes selecionadas.


Produção de celulose


Em trabalhos relacionados com a produção de celulose no Brasil, as espécies de eucalipto com maior potencial são a Eucalyptus alba, E. saligna, E. grandis, E. urophylla, E. globulus e E. dunnii. Além das espécies, hoje tem-se utilizado muito de seus híbridos, que combinam boas características de crescimento com excelentes características industriais, como o E. grandis x E. urophylla (chamado vulgarmente de urograndis).


Serraria


Para serraria, existe um grande número de espécies adequadas de eucalipto: Eucalyptus grandis, E. Dunii, E. saligna, E. resinífera, E. urophylla, E. citriodora, E. maculata, E. paniculata, E. cloeziana, E. camadulensis, E. globulus, E. propínqua, E. punctata, E. tereticornis, E. pilularis, E. maidenii, E. microcorys e E. robusta. Muitos híbridos de eucalipto têm sido estudados e propagados com o objetivo de serem usados em serraria.


Caixotaria, lápis, caixa e palito de fósforo


Para estes fins, as espécies de eucalipto mais indicadas são: Eucalyptus grandis, E. dunnii, E. pilularis e E. resinifera. Alguns híbridos também têm sido trabalhados com este objetivo.


Construções


Para a construção civil, em geral, há um grande número de espécies adequadas, como Eucalyptus alba, E. camadulensis, E. cloeziana, E. citriodora, E. deglupta, E. maculata, E. microcorys, E. paniculata, E. botryoides, E. pilularis, E. resinifera, E. robusta, E. tesselaris e E. tereticornis.


Móveis


Para a fabricação de móveis, várias espécies são adequadas e utilizadas. Eucalyptus saligna, Eucalyptus grandis, E. deglupta, E. dunnii, E. camaldulensis, E. tereticornis, E. citriodora, E. maculata, E. microcorys, E. paniculata, E. pilularis, E. resinifera e E. exserta, além de vários dos híbridos de Eucalyptus.




Conheça nosso Livro Cultivo de Eucalipto – Implantação e Manejo



por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Cultivo de Eucalipto Implantação e Manejo

Livro

Cultivo de Eucalipto Implantação e Manejo

R$ 78,00 à vista ou em até 10x de R$ 7,80 sem juros no cartão + frete
Saiba mais

Receba Mais Informações

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade