WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

O que é o Ecoturismo?

Quais características compõem o Ecoturismo e sua prática comercial

O que é o Ecoturismo?   Artigo CPT


O professor Werter Valentim, autor do Livro Ecoturismo — Um Bom Negócio com a Natureza, ajuda a entender o que é o Ecoturismo e quais as propostas dessa prática, sabendo disso você pode investir com mais conhecimento e inteligencia no seu negócio, garantindo mais qualidade e uma experiência mais interessante para os turistas.


Características do Ecoturismo


— Promover uma conduta ambiental positiva


Com essa proposta, o profissional que atua na área deve desenvolver atitudes e programas que despertem no ecoturista a relação positiva com todos os seres vivos não só no momento da viagem, mas que aprenda a se comportar no mundo de forma fraterna e igualitária, ou seja, com os valores aprendidos na natureza.


— Não degradar os recursos naturais


Esta característica está relacionada diretamente com a experiência e conscientização do ecoturista, no momento da viagem, de que não pode interferir de modo negativo na natureza, degradando-a.


— Basear a motivação em valores intrínsecos


Os valores íntimos do ser humano devem ser ressaltados, e valorizados esses momentos em que o ecoturista possa refletir sobre qual a sua relação de vida com o meio que o cerca, e por momentos contemplativos ou de relaxamento, o ecoturista possa entender um pouco mais sobre ele mesmo.


— Ser biocêntrico


Apesar de a atividade ecoturística, não ser elitista e nem vinculada a padrões biocêntricos e antropocêntricos, acredita-se na visão de que todos temos direito a uma vida plena, com igualdade entre todos os seres vivos, seja ele um microorganismo ou um vegetal. Essa visão possibilita melhor compreensão dos valores do homem com a natureza.


— Beneficiar a vida silvestre e o meio ambiente


Proporcionar condições ao ecoturista que interaja com o ambiente de forma que ele possa fazer algo em prol do meio ambiente; assim podemos ter experiências, desde o plantio de uma árvore, o trabalho voluntário para uma comunidade e até mesmo doações de ordem financeira, ou outro bem material de utilidade para a comunidade.


— Orientar a experiência para o ambiente natural


Esta orientação está voltada às técnicas de condução e interpretação do meio ambiente, favorecendo as relações que colocam o ecoturista de forma a refletir a posição dele com relação às suas atitudes, no meio ambiente, que vão desde a questão do lixo nas trilhas ou em sua cidade, até na maneira de utilizar os recursos naturais, evitando o desperdício e os supérfluos de consumo.


— Conduzir a atividade em uma dimensão de experiência cognitiva e emocional


Aqui também consideraremos atitudes que, trabalhadas com o ecoturista, vão fazer com que ele aproveite ao máximo sua experiência de viagem, fazendo com que o seu cognitivo seja trabalhado. Para tanto, faz-se necessário envolver o ecoturista de forma que ele utilize todos os seus cinco sentidos que são: o olfato, a audição, o tato, o paladar e a visão. Assim, sua apreciação será muito mais enriquecedora.


Conheça os Livros da Área Turismo Rural e Ecológico.
Por Eduardo Silva Ribeiro.

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!