Especial Turismo: Rio de Janeiro

Umas das cidades que mais receberá turistas para os eventos esportivos

 

Rio de Janeiro é a cidade mais conhecida do Brasil no exterior.

 

O estado do Rio de Janeiro é um estado relativamente pequeno, quando comparado aos outros estados do Brasil. Situa-se na região sudeste e, juntamente com os estados de São Paulo e Minas Gerais, compõe a área que mais concentra população e renda do país.

 

A cidade, homônima do estado, é a cidade mais conhecida do Brasil no exterior, também sendo a que recebe mais turistas. Suas belezas naturais são os grandes atrativos, sem falar da grande história por trás da cidade.

 

Foi a segunda capital do Brasil, depois de Salvador. Na época do descobrimento do Brasil, a Baía da Guanabara, região que banha a cidade, foi ocupada, inicialmente, por franceses. No século XVII o Rio de Janeiro começou a se estabelecer como região produtivamente ativa, com vários engenhos de cana-de-açúcar. Em 1763, Rio de Janeiro tornou-se sede do Vice-Reino do Brasil, passando a ser o centro do país.

 

Em 1808 recebeu a corte portuguesa, que vinha fugida de Portugal devido à invasão de Napoleão Bonaparte. A partir dessa época, o Rio de Janeiro viu o crescimento da cidade, o que tornou a área mais popular e rica. Além disso, a arquitetura e as maneiras foram todas moldadas na Europa do século XVIII, o que pode ser visto até hoje na arquitetura de vários prédios.

 

A criação de universidades, como a Academia Real Militar e a Escola Real de Ciências e Ofícios, transferiram, em parte, a área de concentração de estudos, que era em Coimbra, passando a ser na cidade do Rio.

 

Os grandes pensadores da época se concentravam na capital, a boemia que tanto é descrita em livros pertencentes à literatura nacional. Ainda atualmente é nessa cidade que a maioria dos intelectuais vive, tendo o Rio de Janeiro como o ponto de maior concentração de pensadores.

 

 

Suas praias de areias brancas e águas verdes são os principais atrativos.

 

 

Suas praias de areias brancas e águas verdes são os principais atrativos. Algumas praias se encontram poluídas, como a praia do flamengo e do botafogo, porém as praias que ainda são próprias para o banho, que não são poucas, são de uma beleza indescritível. E é essa a razão de receber tantos turistas, principalmente pessoas famosas de outras regiões do mundo. Os eventos esportivos mundiais, Copa do Mundo e as Olimpíadas, acontecerão em várias partes do país, mas o Rio terá vários jogos e competições por comportar muitos estádios.

 

As praias mais famosas da cidade se concentram na Zona Sul. Tal área é considerada nobre, tendo aluguéis e apartamentos para vendas muito caros. A grande população dessa área é composta pela classe média alta, além da chamada nata da sociedade. Entretanto, uma parte dessa população tem se transferido para o bairro chamado Barra da Tijuca, principalmente pela saturação de imóveis da Zona Sul.

 

A Barra da Tijuca fica na Zona Oeste. Começou a ser habitada não faz muito tempo, mas já possui uma grande população e um forte comércio. As praias dessa região são populosas, mas não tanto quando as da Zona Sul.

 

As praias mais frequentadas são Ipanema, Copacabana, Leblon, São Conrado, entre outras da Zona Sul. Na Barra, a praia com mesmo nome, Praia da Barra da Tijuca, é a mais frequentada. As praias supracitadas são praticamente não poluídas, recebendo muitos banhistas. Porém, as ondas são fortes e podem se tornar perigosas, principalmente na época chamada de ressaca. O mar se torna mais revolto e aumenta seu volume de água.

 

 

 

Por: Raquel Torres C. Bressan

Receba Mais Informações

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade