Elaboração e Implementação de Roteiros Ecoturísticos

Os atrativos dos Roteiros são importantes

 

O acesso aos locais é muito importante.

 

O primeiro passo para elaborar um roteiro é inteirar-se das preferências quanto a locais e tipos de programas, podendo levantar essas informações junto aos clientes da agência. De posse desse tipo de informação, o planejador deverá verificar, dentre aqueles locais mais sofisticados, a sua viabilidade, considerando as capacidades operacionais da agência e do próprio local. Uma vez definido o local ou os locais que farão parte do programa, o planejador deverá estabelecer os pontos de interesse, levantando, então, os atrativos turísticos mais significativos de natureza geográfica / ecológica e social.

 

Não só os atrativos são importantes, mas o acesso a eles, por isso o planejador verificará as distâncias aproximadas que precisarão ser percorridas com e sem meio de transporte, até as áreas definidas. Constatando que há acesso adequado, o planejador deverá partir para determinar o universo de informações que irão compor as atividades do turista, enquanto permanecer na área, assim teremos o desenvolvimento do produto ecoturístico.

 

Após os vários produtos terem sido identificados para a sua região, fica sendo possível criar pacotes gerais de turismo que podem ser oferecidos a agências de ecoturismo. O desenvolvimento de produtos ecoturísticos inclui: Preparação do Itinerário Diário; Obtenção de Serviços e Fornecedores; Estabelecimento de uma Estrutura de Preços; e Desenvolvimento de uma Sociedade com um Operador / Agência.


O conceito de pacote será construído sobre os objetivos, princípios e oportunidades de

Todas as características do roteiro devem ser identificadas.

 

produto que já foram estabelecidos previamente. O conceito poderá incluir uma combinação dos componentes a partir de diversas oportunidades de desenvolvimento que se determinou.

 

Uma vez desenvolvido o conceito, passa a ser necessário identificar cada atividade da viagem. Todas as características precisam ser observadas, a fim de assegurar preços exatos. Desenvolvimento de um itinerário. Deve-se pesquisar e avaliar os seguintes itens: Transferências; Encontros e boas vindas; Hotéis; Refeições; Transporte doméstico; Locais / atrações de destino; Entretenimento; e Despedida.

 

 

Retirado do Livro Ecoturismo - Um Bom Negócio com a Natureza

Receba Mais Informações

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade