WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

O que fazer para evitar queimadas?

As queimadas podem ocorrer de forma proposital ou acidental e colocam o meio ambiente em risco

Queimada - imagem ilustrativa

Sebastião Silva, autor do Livro AFE Queimadas – Perguntas e Respostas, destaca que as queimadas, quer sejam propositais, quer não, são um grande problema para o meio ambiente, pois destroem a fauna e a flora, além de colocar em risco a vida de pessoas que vivem próximas às áreas afetadas.

Nesse contexto, dado que apagar focos de incêndio pode ser mais difícil do que parece, evitar as queimadas e todos os prejuízos que elas podem proporcionar se constitui como uma das atitudes mais efetivas na preservação do meio ambiente. Sobretudo porque durante a estiagem a vegetação corre maior risco.

É quase impossível mencionar as queimadas sem mencionar a sua relação com o aquecimento global. Enquanto as florestas são castigadas pelo fogo, há a liberação de gás carbônico e metano na atmosfera, agentes que contribuem para o aquecimento global. E, a longo prazo – porém, não tão longo assim –, esse e os outros impactos causados pelo fogo poderão ameaçar a vida humana na terra.

Em um país onde as queimadas são cada vez mais frequentes, algumas dicas podem ser efetivas para combatê-las:

Não ateie fogo!

Ainda que essa dica pareça redundante, ela é necessária. Muitas pessoas têm o costume de atear fogo em pequenos objetos, em lixo ou em folhagens. E isso, ainda que pareça uma atitude controlada, é capaz de fazer com que o fogo se alastre, além de desencadear problemas respiratórios a pessoas que estão próximas ao foco de incêndio – graças à fumaça tóxica que ele libera.

Lixo

Como mencionado, os focos de incêndio podem ser propositais ou não. No caso dos acidentais, um dos principais motivos é o descarte inadequado de resíduos sólidos ou acúmulo irregular. Quando somado a isso, terrenos com vegetação muito alta e seca se tornam ambientes propícios para o início de um incêndio.

Atenção, fumantes!

Nunca é demais relembrar que as bitucas de cigarro que ainda estão acesas não devem ser descartadas no meio ambiente. O ideal é que sejam apagadas e jogadas em locais próprios para isso. Mesmo quando não estão mais acesas, podem entrar em contato com líquidos inflamáveis e, consequentemente, entrarem em combustão novamente.

Responsabilidade

O meio ambiente é capaz de proporcionar diversas experiências inesquecíveis às pessoas. No entanto, ao desfrutar dele, tenha sempre responsabilidade e evite acender fogueiras, velas, lareiras, lamparinas e lampiões. Quando necessário, certifique-se de que o fogo foi totalmente apagado antes de deixar o local.

Consumo

O que você consome também tem interferência direta na sustentabilidade e, de forma lógica, no meio ambiente. A atividade agropecuária tem a missão de ser sustentável, isto é, certifique-se de consumir apenas produtos que apoiem essa iniciativa. Mesmo as queimadas consideradas “necessárias” possuem potencial para se tornarem um problema em grande escala.

Dicas gerais para identificação e controle de queimadas

- Não ateie fogo em vegetações ou roçados sem autorização ambiental;
- Fique atento a qualquer foco de incêndio;
- Mantenha sua propriedade sempre limpa e sem vegetação;
- Não use o fogo como agente de limpeza ou como opção para renovar a pastagem;
- Não queime entulho;
- Não solte balões;
- Siga o que propões a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998) em relação a incêndios.

 


Conheça nossos Livros da Área Meio Ambiente:

Queimadas – Perguntas e Respostas
Conservação de Nascentes
Recuperação de Áreas Degradadas

Fontes: Valora – valorareciclaveis.com.br
Governo do Tocantins – to.gov.br
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!