Cuidados essenciais na prática de queimadas

Saiba mais sobre os cuidados que devem ser tomados durante queimadas no exercício da atividade pecuária

 

Queimadas devem ser realizadas após estações secas, desde que o solo esteja úmido.

Queimadas podem ser práticas benéficas ou maléficas tanto para o solo, quanto para a vegetação. Sua maior ou menor ação depende da época, da frequência e dos cuidados a serem adotados antes e depois dela. No Brasil, a época mais conveniente para a prática é o fim da estação seca, desde que haja umidade no solo, afirmam os especialistas.

 


Entretanto, há divergência de opiniões quanto aos intervalos aconselhados para a execução das queimadas, principalmente as de pastagens. Alguns autores recomendam práticas anuais, ressaltando que, se o pastejo for suficiente para evitar a acumulação de forragem pesada, as queimadas não devem ter essa frequência. Já para eliminar arbustos e árvores indesejáveis nas pastagens, são recomendáveis queimadas anuais.

 


Contudo, alguns cuidados essenciais devem ser tomados antes e depois das queimadas, a fim de evitar danos ao solo e à vegetação das pastagens. Dentre eles, construir aceiros de aproximadamente dois a cinco metros de largura visando proteger áreas vizinhas é uma das atitudes que merecem destaque.

 


Para fazer queimadas só em solos úmidos é recomendável esperar dois dias após uma chuva intensa. Além disso, recomenda-se também evitar queimadas em terrenos com muita declividade, pois dessa forma é possível prevenir erosões. “Evite também queimadas no período da tarde, visto que, nesse horário, os aumentos de temperatura poderão ser menores do que na hora mais quente do dia”, afirma o engenheiro agrônomo Sebastião Silva.

 


Sebastião traz em seu livro Queimadas – Perguntas e Respostas, editado pela Aprenda Fácil Editora, mais uma série de outros cuidados importantes que devem ser levados em consideração quando o assunto são as queimadas. Segundo ele, “Fazer queimadas a favor do vento é o mais indicado, porque elas serão rápidas e menos profundas. Contra o vento a prática se torna lenta e profunda, havendo assim maior possibilidade de se reduzir a matéria orgânica do solo”.

 


Os benefícios trazidos pelas queimadas se anulam ao longo dos anos e o solo entra em decadência física sem retorno.

Nos locais de pastagens, após as queimadas é indicado um descanso à área queimada a fim de que a cobertura vegetal desejável se restabeleça mais rapidamente. Também, dar manejo à pastagem, a fim de que haja melhor utilização da forragem disponível é importante para evitar queimadas com tanta frequência.

 


Em um primeiro momento, queimadas de pastagens podem trazer benefícios, como por exemplo, a brotação de capins. Entretanto, ao longo dos anos esses benefícios se anulam quando o solo entra em decadência física sem retorno. Por esse motivo, a prática deve ser controlada e racional, respeitando os cuidados aqui apresentados e, principalmente, praticada apenas com autorização concedida por órgãos competentes.

Receba Mais Informações

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade