Como escolher o trator ideal para a mecanização agrícola

Conhecer as características da sua propriedade é importante para saber escolher o trator mais apropriado

Trator mecanização agrícola

 

Com o avanço da tecnologia e a crescente modernização de máquinas, a agricultura teve sua produção impulsionada através da mecanização agrícola, que consiste no planejamento, execução e desenvolvimento das operações agrícolas através de máquinas, acessórios e outras ferramentas mecânicas.

Entre esses equipamentos, está o trator, que é essencial no auxílio ao agricultor. Trata-se de uma unidade móvel de potência, formada basicamente por um motor, um sistema de transmissão, um de direção e um de locomoção. Porém, na hora de escolher qual comprar, “[…] É fundamental fazer a escolha de acordo com as necessidades, considerando alguns fatores como o tipo de solo e da cobertura vegetal, a topografia do terreno, extensão da área a ser plantada e atividade agrícola a que se destinará o equipamento.”, declara o engenheiro agrônomo Gastão Moraes da Silveira, autor do Livro Os Cuidados com o Trator, da Aprenda Fácil Editora.

Os tratores agrícolas podem ser classificados de acordo com cinco critérios básicos: sistema de locomoção, tipo de chassi, tipo de tração, configuração dos projetos e natureza do trabalho que executam.

- Sistema de locomoção
São de dois tipos: os de pneus (rodas) e os de esteira. Os de pneus podem ser divididos ainda em tratores de rabiças, motocultivador, cultivador motorizado ou “mula mecânica”. São usados para tracionar arados, carretas, plantadeiras e a maioria dos implementos ou alfaias agrícolas. Já os de esteira podem ser utilizados na construção de estradas na propriedade, devido à menor compactação do solo pelas esteiras.

- Tipo de chassi
O chassi atribui características ao trator com relação ao peso e à potência, distribuição dos esforços e localização do centro de gravidade. São classificados como articulados ou rígidos. Podem ser de 2, 3 e 4 rodas. São transportadores de implementos e formam conjuntos combinados. A decisão sobre quantas rodas escolher varia de acordo com o porte da propriedade, pois um trator de 4 rodas, por exemplo, é mais potente.

- Tipo de tração
Tração em duas rodas, tração nas quatro rodas e tração dianteira auxiliar.
. Os tratores que possuem tração em duas rodas (4x2), devem ser usados em solos de textura média e em regiões onde não haja muita chuva, para não comprometer a aderência do pneu ao solo. São usados para realizar cultivos em linha de transporte.
. Já os que possuem tração nas quatro rodas (4x4), são mais adaptáveis a solos pesados e garantem mais segurança em terrenos mais inclinados, não sendo recomendados para operações de cultivo, devido ao tamanho dos seus pneus.
. Os que possuem tração dianteira auxiliar (4x2 aux.) se apresentam como uma alternativa intermediária às duas configurações. São geralmente mais baratos que os com tração nas quatro rodas. As duas rodas da frente são menores, sendo possível controlar melhor a direção, e ainda assim permitem maior capacidade de tração ao acionar a tração auxiliar.

- Configuração dos projetos
De acordo com a configuração dos projetos em tratores convencionais e especiais no qual encontramos os porta-implementos, o reversível de uso múltiplo, o valeteador, o pulverizador, o vinhateiro, o anfíbio, o de encosta, o tipo caminhão e o tipo “trator de tráfego”. Cada um possui características específicas que devem ser levadas em conta na hora de escolher o mais adequado à sua necessidade.

- Natureza do trabalho que executam
Nesse quesito, são divididos em tratores agrícolas, tratores florestais e tratores industriais.

Na hora de dirigir-se a uma concessionária para adquirir um trator, é importante conhecer a sua propriedade e suas especificidades, pois o trator, além de ser um equipamento caro, pode causar danos à sua propriedade, como por exemplo a erosão e o empobrecimento do solo, com o uso de uma máquina inadequada. A fim de produzir resultados eficientes, o trator deve ser simples, porém resistente.

Saiba mais sobre a Mecanização Agrícola e sobre Tratores, com os livros da AFE na área de Mecanização Agrícola:
Os cuidados com o trator
Colheita de Grãos Mecanizada – Implementos, Manutenção e Regulagem
Operação e Manutenção de Motosserras – Manual Técnico



por Renato Rodrigues.

Receba Mais Informações

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade